O começo de toda e qualquer ação de Marketing começa no planejamento do Plano geral, o Plano de Marketing. Mas não é um plano qualquer, é a estruturação de etapas em níveis estratégicos e táticos. Parece fala de treinador de futebol mas trata-se de, do ponto de vista da sua marca, analisar a situação e oportunidades do mercado (nível estratégico) e planejar ações a serem tomadas (nível tático).
Um bom Plano de Marketing não pode apenas ser feito no começo de um projeto e nunca mais ser revisitado. Pelo contrário: ele precisa ser sempre revisto, reavaliado, e estar disponível a todos os envolvidos.
O plano precisa conter uma análise do macro ambiente, uma análise do micro-ambiente, do produto ou serviço, uma análise Swot, objetivos claros, estratégias definidas, planos de ação elaborados, orçamentos e cronogramas, além de ferramentas de avaliações e controle. Ufa! Mas todas essas análises e planejamentos precisam estar em constante atualização para fazerem sentido, ou corremos o risco de perder as mudanças que ocorrem na sociedade e nos consumidores no meio do caminho, ficando presos a definições e metas que já não fazem mais sentido.
Portanto, mais importante do que ter um lindo e estruturado plano de marketing com uma linda apresentação, é manter-se atualizado e atento aos seus principais objetivos e definições. São eles que vão apontar quando alguma rota precisar ser redirecionada e indicar sucessos ou fracassos.