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O futuro do inbound marketing

O futuro do inbound marketing
Ana Carolina Del Vigna Missé
mai. 20 - 9 min de leitura
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Antes de mais nada, você lembra o que é inbound marketing?

o Inbound Marketing é uma estratégia que tem como objetivo conquistar a atenção das pessoas e fazer com que seus potenciais clientes encontrem e entrem em contato com sua empresa.

Sendo também conhecido como marketing de atração, seus objetivos são elaborar estratégias de captação por meio de conteúdos relevantes. E a partir daí atrair, ajudar e relacionar com o público-alvo.

Etapas do inbound marketing

Para entender melhor o inbound marketing é preciso entender a lógica por trás de suas etapas. E como os resultados aparecem como fruto de um trabalho consistente dentro desse caminho.

Essas etapas também compõem o que chamamos de funil de vendas, que é o caminho que cada lead percorre até se tornar um cliente, que são:

  1. Atrair
  2. Converter
  3. Relacionar
  4. Vender
  5. Analisar

Benefícios

Uma estratégia bem estruturada de inbound marketing pode trazer vários benefícios para as empresas. Veja alguns exemplos:

  1. Alcance do público ideal ;
  2. Metrificar resultados de forma assertiva ;
  3. Possibilidade de acelerar vendas;
  4. Relacionamento com cliente;
  5. Fidelização do cliente ;
  6. Diminuição dos custos.

Cenário atual e o que vem possibilitando suas mudanças

Tendo relembrado o conceito, processos e benefícios do inbound marketing fica claro sua importância para o marketing atual. Como também entende-se o motivo dessa metodologia vir ganhando tanto destaque entre as grandes empresas mundiais.

Com a internet, tecnologias, smartphones e todos os demais impactos da transformação digital no mundo, a produção de conteúdo e ações menos invasivas das marcas se tornaram ainda mais assertivas. Na verdade, mais do que isso, esse tipo de abordagem vem sendo mais necessitado e priorizado. O público pede por isso e o inbound ouve e entrega. O inbound não se trata de estratégia de momento, é uma previsão e preparação para o futuro.

Algumas mudanças que já estão acontecendo

1. automação e personalização

Em terra da tecnologia e transformação, a automação e a personalização andam de mãos dadas. É a era dos softwares desbloqueando o potencial humano e possibilitando experiência cada vez mais interativas e diferentes:

O fim dos formulários como conhecemos:

Gerar leads continua sendo essencial. Mas quem disse que precisa sempre ser do mesmo jeito? Muitas empresas estão deixando os formulários de lado e apostando em chats para captação de leads. Essa é uma maneira mais interativa e rápida de captar e qualificar o lead.

E a experiência do cliente é potencializada quando se consegue fazer isso de forma automática e humanizada.

Criatividade e interação:

A tendência é inovar, e para inovar é preciso ter criatividade e propor interação entre marcas e os consumidores nos seus principais pontos de contato.

é importante já entender como a comunicação (e os conteúdos) das empresas já estão sendo elaborados de forma dinâmica e criativa. Para isso elas estão utilizando de tecnologias e outras ferramentas para se diferenciar ao engajar e educar seus públicos.

Busque soluções criativas em novos formatos, novos canais… as novas ideias vão logo surgindo.

Hiper-segmentações:

As segmentações estão cada vez mais certeiras nas campanhas de inbound. Agências e empresas já estão utilizando plataformas e ferramentas que utilizam dados dos consumidores para garantir que as mensagens das marcas atinjam as pessoas certas na hora certa. Tendo como base localização, histórico de busca, comportamento online, e principalmente os dados deixados pelos visitantes nos sites.

A tendência é que cada vez mais profissionais e agências de bem marketing digital utilizem de técnicas avançadas de segmentação para realizar suas campanhas.

2. conteúdo

O coração do marketing digiral e do inbound marketing é e continua sendo o conteúdo. A diferença é que agora os conteúdos estão em novos formatos e novas estratégias para atingir, ajudar e se relacionar com o público.

Para isso entra em cena novos estudos, utilização de psicologia, storytelling e novas estratégias para contar melhores história e se conectar com o consumidor.

Dentro da produção de conteúdo, veja o que já está sendo trabalho pelas principais marcas:

Copywriting e gatilhos mentais:

Basta pensar: em um mundo de fácil acesso a qualquer tipo de informação e conteúdo é preciso muito esforço para realmente captar e reter a atenção das pessoas.

E é aí que entra o copywriting e os gatilhos mentais, utilizando muita técnica de escritas persuasiva para escrever bons textos, convencer, entreter, dosar os melhores argumentos, reter a atenção, ganhar credibilidade e convencer o público a tomar determinada atitude.

Ir além dos blogs (conteúdos interativos, vídeos e novos formatos)

Quando se fala de conteúdo dentro do inbound marketing logo se pensa nos blogs corporativos, mas isso já está mudando. As empresas estão percebendo que é preciso ir muito além desse tipo de produção de conteúdo e estudar maneiras mais interativas e criativas de atingir e ajudar seu público.

Fica claro o potencial da produção de conteúdo em vídeos e como isso pode interferir nas estratégias.

O futuro do inbound com toda certeza envolve vídeos e o custo de produção deles vem ficando cada vez mais acessível.

Além disso podcast e conteúdo fora do formato tradicional de sites e textos abrem espaço para maior interatividade e engajamento com as personas. E engajar e se relacionar com o público de maneira diferenciada e marcante é tão importante quanto atraí-lo e convertê-lo.

Gestão de comunidades e conteúdos produzidos pelos consumidores

Se o principal propósito do inbound é ajudar e com isso atrair novos clientes, a criação de comunidades não só é uma ótima ideia como é necessária e faz todo sentido. E redes sociais como Facebook e LinkedIn favorecem a construção dessas comunidades, servindo de fórum e grupos de apoio para troca de experiência, por exemplo.

Essa pode não ser uma estratégia nova, mas corresponde a um campo não tão explorado assim.

Outra tendência é a de conteúdo gerado por usuários, uma estratégia que fortalece a antiga premissa do marketing boca-a-boca e a transfere para o digital.

Conteúdos gerados por usuários como testemunhos de marca tendem a incentivar muito mais os possíveis clientes a fecharem negócio. As pessoas se sentem mais seguras em consumir o que é indicado por uma pessoa “comum” e aponta tendências para otimizar seus resultados.

Inteligencia Artificial

As soluções da inteligência artificial já marcam presença nos processos de marketing das grandes e até mesmo pequenas empresas.

Do chatbot à realidade virtual essas soluções potencializam atendimento e relacionamento das marcas com seus clientes, intensificando a experiência. Além disso, elas podem ser determinantes para encontrar oportunidades de otimização e auxiliar na tomada de decisão dentro dos processos de inbound.

Esse tipo de tecnologia já vem sendo utilizada para maximizar o ROI de marketing, ao otimizar campanhas pagas usando algoritmos inteligentes para analisar o desempenho de campanhas em comparação com previsões do comportamento dos usuários.

Experiência do consumidor

Pensar na experiência do cliente é pensar em todos e qualquer contato que o cliente tem com sua marca, seja online ou offline. E assim sendo, garantir que essas interações serão positivas e satisfatórias para o seu cliente, com ele sendo o centro de todo trabalho.

Dentro do inbound a experiência do cliente ganha um maior peso. Por se só a metodologia inbound é baseado nas necessidades dos seus potenciais clientes e, por isso, o customer experience faz total sentido. Até mesmo por entender que ela é um dos principais pilares da transformação digital.

Com a experiência se tornando crucial, a tecnologia apoia o inbound em soluções para potencializar as interações e facilitar a vida dos usuários. E inúmeras possibilidades e ideias surgem para as ações estratégias das marcas.

3. relacionamento

Lembra das etapas do inbound marketing? pois então, ela também está mudando. Dentro do relacionamento com o cliente proposto pelo inbound muita coisa está sendo discutida. E vem surgindo novas tendências que elevam sua discussão.

Conclusão

É fácil perceber que o inbound marketing vem unindo o que há de mais inovador e avançado do marketing com as principais mudanças no mundo. Principalmente no que diz respeito aos hábitos de consumo de uma sociedade cada vez mais digital.

O caráter flexível dessa metodologia permite absorver as principais tendências para melhor ajudar e atrair clientes. Além de fortalecer a autoridade da sua marca. Então, nada nunca é definitivo e para sempre. E o marketing e vendas da sua empresa também não pode ser.

Para crescer e vender mais é preciso criar diferenciação, engajamento, autoridade e claro, educar seu público. E criar um mindset de inovação permite que sua marca nunca caia no ostracismo.

Quer inovar e transformar o marketing da sua empresa? Venha para o inbound marketing!


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