Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O incrível poder das comunidades

O incrível poder das comunidades
Luciano Kalil
jan. 18 - 5 min de leitura
000

Quando pessoas se reúnem em favor de uma causa ou de um objetivo comum, cria-se aí uma comunidade.

Na web não é diferente. Em um mundo globalizado, em que as relações pessoais e comerciais tendem a se estabelecer de forma cada vez mais virtual, as comunidades são os espaços que criam valores e oportunidades por meio da interação entre seus membros, que debatem, opinam e se manifestam sobre um tema específico.

LEIA MAIS - Como criar uma comunidade online

Mas qual é o papel e a importância de uma comunidade digital para o mundo corporativo? Como criar comunidades altamente engajadas e assertivas? Como alavancar negócios a partir de uma comunidade? A resposta para essas questões, que serão tema de minhas próximas postagens, tem essencialmente a ver com três aspectos fundamentais: conteúdo, valores e confiança.

Tudo começa com o conteúdo

O que une os indivíduos em torno de uma comunidade é o interesse mútuo entre eles, que nasce a partir daquilo que cada um compartilha com o coletivo. No ambiente digital em que as comunidades estão cada vez mais presentes esta "cola" é o conteúdo. Mesmo porque é a troca de conhecimento entre os participantes o que conecta cada uma das pessoas em torno do propósito comum que fez nascer a comunidade.

Os conteúdos gerados e o movimento dos participantes em torno deles, são pontos essenciais para o sucesso de uma comunidade, pois são os conteúdos publicados que resultam no engajamento de seus membros, conduzindo assim ao objetivo maior, que é a transformação e a geração de valor real para cada um dos membros da comunidade.

Depois do conteúdo, a confiança

Falando em valor, há neste caso o valor gerado para os participantes, e os valores que a comunidade defende — e que naturalmente conectam cada um dos participantes daquele grupo. Esses valores combinados com o conteúdo, e a troca gerada por ele, constróem muito mais que relevância. Eles geram confiança entre todos os envolvidos, sejam eles participantes casuais ou usuários super engajados.

No momento em que a comunidade atinge este estágio, temos a combinação perfeita para o sucesso. O negócio voltado para a comunidade deterá cada vez mais força quanto mais os seus membros confiarem nos valores dessa comunidade, estiverem marcados pelo produto e se identificarem com a causa defendida por ela ou o propósito de existência daquele grupo.

Nos dias de hoje, as empresas estão investindo cada vez mais no lançamento de comunidades virtuais. Pois entendem que em um negócio, a comunidade não cumpre o mesmo papel que em um fórum de debates. Ela vai além e torna-se parte essencial do negócio, expressa a sua alma, é um dos principais catalisadores de inovação. O resultado é um natural incremento na performance da companhia, melhorando consideravelmente a retenção de clientes, a aquisição de novos e o incentivo à inovação.

Comunidade é uma maratona

Mas, para aqueles obcecados com retorno a curto prazo, a comunidade virtual pode ser um pouco frustrante, pois a sua métrica é de longo prazo. Porém, com o passar do tempo seus resultados se apresentam de uma forma consistente e exponencial. Diferentemente do investimento na tradicional publicidade, em que o impacto se dá imediatamente após o investimento, nas comunidades os resultados se tornam cada vez mais eficientes ao longo do tempo.

O gráfico abaixo deixa bem clara essa situação e evidencia que no momento em que a combinação dos fatores que citei acima acontece (conteúdo, valores e confiança), há uma mudança na tendência de crescimento da comunidade. A partir daí a evolução é muito mais acelerada, tornando-se exponencial e gerando um retorno muito maior do que uma ação clássica de marketing digital.

Se a sua companhia planeja lançar uma comunidade, você deve primeiramente promover a conscientização interna da sua equipe sobre os valores, a missão e a visão do negócio que serão transmitidos por meio da comunidade. Sobre o que realmente significa uma empresa orientada por uma comunidade virtual.

Depois disso, deverá prover recursos, estratégia e suporte necessários para que os profissionais possam lançar e administrar esta comunidade, com um bom suporte de conteúdo e relacionamento com seus clientes, prospects e todos aqueles com potencial para participar da comunidade.

E deverá, principalmente, acreditar e defender a força desse mecanismo que hoje tem um poder incrível de influenciar comportamentos, gerar valor, conhecimento, e principalmente, transformação


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você