[ editar artigo]

O Marketing de Influência

O Marketing de Influência

Influência é a consequência de um trabalho de criação de conteúdo autêntico, capaz de gerar mudanças de comportamento, ideias e ações,  vai muito além do número de seguidores. Não é uma modinha que logo irá passar — será um mercado que passará de 20 bilhões de dólares, de acordo com a MediaKix. Segundo eles: Combinando os dados de alcance estimado para TikTok, Instagram e YouTube tem-se uma estimativa de alcance total de 3,5 milhões a 42 milhões de influenciadores no mundo.


Quando falamos de influência, não podemos deixar de falar em autenticidade, prova social, conteúdo relevante e transformador aquele de total entrega para ajudar na transformação do outro ou de sua comunidade, ser ecológico no sentido da palavra, não pense em reciclagem pois isso é uma pontinha do iceberg, construir algo no em torno que não agrida o meio em que se está presente em conjunto com o marketing de conteúdo e o marketing de mídia social.

Tecnicamente, o marketing de influência é aquele que envolve a participação de formadores de opinião nas ações de comunicação das marcas. Assim, principalmente quem atua com produtos segmentados, pode explorar essas iniciativas, investindo nos chamados influenciadores digitais.

Se você é visto como um especialista na sua área de atuação e conquistou um certo número de seguidores engajados, o marketing de influência pode ser para você. E o que estamos falando aqui não é nada novo.  Isso já está acontece há muito tempo, hoje só estamos pensando e definindo de forma diferente. Celebridades, atletas e líderes eram os principais influenciadores em seus respectivos campos e as marcas faziam parceria com esses indivíduos para promover sua oferta de serviço.

Influência é sobre a capacidade de fazer uma mensagem circular dentro de um determinado grupo - Youpix

O que tornou o marketing de influenciador único no presente é como a comunicação de mídia social nivelou o campo de atuação e deu a todos a oportunidade de compartilhar sua voz. Qualquer pessoa com acesso à Internet pode compartilhar sua opinião e conteúdo e, se fizer isso bem, tornar-se um influenciador. Qualquer pessoa com um smartphone pode produzir fotografias de alta qualidade que dez anos atrás só sairiam de uma câmera profissional.

A economia de marketing do influenciador cresceu rapidamente e muitas crianças agora aspiram a ser vloggers ou influenciadores quando crescerem. Com a popularidade e o crescimento das mídias sociais voltadas para a personalidade e o surgimento de novos canais e mídias (por exemplo, TikTok, Triller, Instagram Reels e outras).

Certamente em todos os setores dos mais diferentes, apresenta uma variedade de parcerias com influenciadores em beleza, jogos, viagens, carro, humor/comédia, música, saúde, gastronomia, religião e muito mais. Já existe no Brasil empresas especializadas em influenciadores digitais tais como Squid, Spark, Airfluencers, iFruit, Celebryts e Digital Influenser.  
Conforme os estudiosos no mercado digital deve-se conhecer o DNA do influenciador, simplificando em duas características qualitativas e quantitativas.

Nesse campo temos alguns pontos a ser seguido e uma fórmula para mensurar a atuação desse influenser. Esse DNA compõe um conjunto importante que diferencia influenciadores reais daqueles que compram seguidores.  Uma outra maneira mais simples  de você acompanhar é utilizando uma hashtag específica para o seu influenser ou seu negócio.

Tenha algo em mente sobre os influenciadores:

  • Alcance – o tamanho da audiência; ( são Nano 1k a 10k, Micro 10k à 100K, Macro 100k a 1M, e Celebridades quem tem mais de 1M de seguidores. Para cada existe uma audiência específica e/ou uma comunidade)
  • Ressonância -  Repercussão e capacidade de engajamento junto a audiência;
  • Relevância -  fit com o assunto ou valores da marca.

Conforme estudos temos que medir o sucesso das campanhas, pois no final do dia é necessário vender, mesmo que seja a longo prazo. Importante  definir formas de mensuração de vendas provenientes das ações de marketing de influência proposta.

Foco no resultado!

Marketing na Era Digital
Jackeline Menezzes
Jackeline Menezzes Seguir

Ensino pessoas sobre pensamento consciente, autoconhecimento, psicologia de sucesso e marketing no digital.

Ler conteúdo completo
Indicados para você