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O Marketing de Influência

O Marketing de Influência
Jackeline Menezzes
mar. 1 - 4 min de leitura
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Influência é a consequência de um trabalho de criação de conteúdo autêntico, capaz de gerar mudanças de comportamento, ideias e ações,  vai muito além do número de seguidores. Não é uma modinha que logo irá passar — será um mercado que passará de 20 bilhões de dólares, de acordo com a MediaKix. Segundo eles: Combinando os dados de alcance estimado para TikTok, Instagram e YouTube tem-se uma estimativa de alcance total de 3,5 milhões a 42 milhões de influenciadores no mundo.


Quando falamos de influência, não podemos deixar de falar em autenticidade, prova social, conteúdo relevante e transformador aquele de total entrega para ajudar na transformação do outro ou de sua comunidade, ser ecológico no sentido da palavra, não pense em reciclagem pois isso é uma pontinha do iceberg, construir algo no em torno que não agrida o meio em que se está presente em conjunto com o marketing de conteúdo e o marketing de mídia social.

Tecnicamente, o marketing de influência é aquele que envolve a participação de formadores de opinião nas ações de comunicação das marcas. Assim, principalmente quem atua com produtos segmentados, pode explorar essas iniciativas, investindo nos chamados influenciadores digitais.

Se você é visto como um especialista na sua área de atuação e conquistou um certo número de seguidores engajados, o marketing de influência pode ser para você. E o que estamos falando aqui não é nada novo.  Isso já está acontece há muito tempo, hoje só estamos pensando e definindo de forma diferente. Celebridades, atletas e líderes eram os principais influenciadores em seus respectivos campos e as marcas faziam parceria com esses indivíduos para promover sua oferta de serviço.

Influência é sobre a capacidade de fazer uma mensagem circular dentro de um determinado grupo - Youpix

O que tornou o marketing de influenciador único no presente é como a comunicação de mídia social nivelou o campo de atuação e deu a todos a oportunidade de compartilhar sua voz. Qualquer pessoa com acesso à Internet pode compartilhar sua opinião e conteúdo e, se fizer isso bem, tornar-se um influenciador. Qualquer pessoa com um smartphone pode produzir fotografias de alta qualidade que dez anos atrás só sairiam de uma câmera profissional.

A economia de marketing do influenciador cresceu rapidamente e muitas crianças agora aspiram a ser vloggers ou influenciadores quando crescerem. Com a popularidade e o crescimento das mídias sociais voltadas para a personalidade e o surgimento de novos canais e mídias (por exemplo, TikTok, Triller, Instagram Reels e outras).

Certamente em todos os setores dos mais diferentes, apresenta uma variedade de parcerias com influenciadores em beleza, jogos, viagens, carro, humor/comédia, música, saúde, gastronomia, religião e muito mais. Já existe no Brasil empresas especializadas em influenciadores digitais tais como Squid, Spark, Airfluencers, iFruit, Celebryts e Digital Influenser.  
Conforme os estudiosos no mercado digital deve-se conhecer o DNA do influenciador, simplificando em duas características qualitativas e quantitativas.

Nesse campo temos alguns pontos a ser seguido e uma fórmula para mensurar a atuação desse influenser. Esse DNA compõe um conjunto importante que diferencia influenciadores reais daqueles que compram seguidores.  Uma outra maneira mais simples  de você acompanhar é utilizando uma hashtag específica para o seu influenser ou seu negócio.

Tenha algo em mente sobre os influenciadores:

  • Alcance – o tamanho da audiência; ( são Nano 1k a 10k, Micro 10k à 100K, Macro 100k a 1M, e Celebridades quem tem mais de 1M de seguidores. Para cada existe uma audiência específica e/ou uma comunidade)
  • Ressonância -  Repercussão e capacidade de engajamento junto a audiência;
  • Relevância -  fit com o assunto ou valores da marca.

Conforme estudos temos que medir o sucesso das campanhas, pois no final do dia é necessário vender, mesmo que seja a longo prazo. Importante  definir formas de mensuração de vendas provenientes das ações de marketing de influência proposta.

Foco no resultado!


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