A evolução da comunicação na
sociedade moderna, tornou-a cada vez mais “descomplicada”, porém complexa.
Dessa forma, podemos considerar que o sistema de comunicação, referente a
produtos, consumo e consumidores se tornou um desafio em várias perspectivas, entre
elas, a criativa. Essa criatividade, juntamente com a necessidade de atrair a
atenção dos consumidores, fazem parte das bases do marketing que, segundo
Kotler, “É a atividade humana dirigida para satisfazer as necessidades e
desejos por meio de troca.” (KOTLER, 1980, p. 33).
Para Cobra (2009, p. 4), o marketing “[...] passou a ser entendido como uma função empresarial que cria valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa por meio da gestão estratégica do composto de marketing”.
O marketing cria valores
para o público, mas para que esses valores possam ser aceitos, as empresas
precisam saber a forma de alcançar este público e torná-lo cada vez mais
interessado. Também podemos considerar a colocação de Kotler e Keller (2006),
enquadrando o conceito ao ambiente atual:
O
objetivo do marketing é atender e satisfazer as necessidades e os desejos dos
clientes-alvo melhor do que os concorrentes. Os profissionais de marketing
devem ter plena compreensão de como os consumidores pensam, sentem e agem para
oferecer um valor adequado a cada consumidor-alvo. (KOTLER, KELLER, 2006, p.
163)
As relações entre produto e
consumidores, que seria baseada por leis de mercado e não mais por controle
social (SANTOS, et al., 2009) acabaram se modificando após o surgimento
do marketing, que fez uma ponte entre produtos e consumidores. Com essa nova
ferramenta auxiliando no comércio e fazendo-se, acima de tudo, um grande aliado
para o crescimento de vendas, conhecimento e desenvolvimento da marca “o Marketing
diferenciou-se como prática e área de conhecimento.” (SANTOS, et al., p.
91).