Podemos iniciar esse texto partindo do ponto que as marcas adaptam seus produtos e serviços conforme os seus consumidores mudam seus comportamentos. E também, podemos dizer que essa mudança de comportamento ocorre por meio de novas ferramentas e tecnologias que revolucionam a vida das pessoas.
Com isso, podemos dizer que o omnichannel já é uma realidade. A resposta para isso é simples: esta cada vez mais difícil encontrar um indivíduo que utilize apenas 1 canal de comunicação, pois estamos conectados o tempo todo. Segundo a pesquisa anual “DIGITAL 2021: BRAZIL” realizada pela Hootsuite, o número de usuários de internet no Brasil, teve um crescimento de 9.6 milhões entre 2020 e 2021, além disso, 66,6% da população do país são usuários exclusivamente de smarthphones.
Isso quer dizer que cada vez mais as marcas precisam oferecer uma experiência 360º para seus clientes, todos os canais precisam ser conectados e com excelência de atendimento para garantir a fidelização. Além disso, é importante reforçar que com o “fácil acesso” do cliente com as marcas, existe um caminho muito sensível que uma má experiência pode gerar uma exibição que gere uma grande repercussão negativa.
Por fim, é importante considerar que a chegada da omnichannel veio não só para revolucionar a experiência online de clientes, mas também é uma oportunidade de conectar cada vez mais ambientes físico e virtuais, fazendo assim, uma convergência da marca.