Quando aplicamos a etnografia ao mundo digital, em especifico a criação de conteúdos digitais, percebemos o quão “outro” nós podemos ser de nós mesmos, até mesmo com culturas iguais, as nossas crenças e o meio em que nós crescemos nos fazem enxergar o mundo de outra maneira. Dessa forma, levamos essas crenças para todos os aspectos de nossas vidas.
Para atender a necessidade e satisfazer os desejos de um público na era digital nós precisamos entender os conceitos que regem aquele público, e o que vai fazer com que ele veja a sua marca de forma diferenciada, para isso a etnografia é essencial para que possamos realizar o estudo do público alvo de forma correta. Falar para um público não é tão difícil, mas comunicar-se, atender as expectativas deles e fazer com eles se tornem defensores, compradores e fãs das marcas, é preciso entender o que eles esperam, o que eles desejam e como eles pensam.
No caso, não poderíamos
direcionar uma campanha de hijabe para o público feminino brasileiro, nem uma
campanha de depiladores para as mulheres muçulmanas.
A etnografia é essencial para
podermos entender as necessidades e desejos do nosso público alvo, e saber
tocá-los de acordo com os conteúdos que eles irão consumir.