Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O Papel da Antropologia Digital

O Papel da Antropologia Digital
Larissa Vieira
ago. 3 - 2 min de leitura
000

Antropologia é a ciência social que estuda o ser humano, suas culturas, crenças, costumes e símbolos existentes em cada grupo social. Assim sendo, existem algumas chaves que são necessariamente estudadas por antropólogos para realizarem a sua tarefa. Dessa forma, podemos entender que existem três tópicos cruciais para o estudo do antropólogo, sendo elas: símbolo, cultura e diversidade cultural. 

Em vista disso, símbolo é tudo o que a sociedade cria, é tudo o que atribui significado. Um exemplo disso, são as palavras, pois dar um nome é designar, é atribuir significado. Assim, os símbolos possuem caráter arbitrário e transitório, ou seja, não seguem regras, podendo variar de acordo com o tempo.

Desse modo, cada cultura possui seus símbolos, logo, ele é um elemento de suma importância para a condição de vida humana, pois, para compreender o outro é necessário entender os códigos simbólicos produzidos por cada conjunto de pessoas. Dessa forma, os símbolos são fundamentais na cultura dos povos, uma vez que, os seres humanos cultivam práticas e costumes que são transmitidos diariamente de geração em geração, através da convivência. Assim, essas práticas  afirmam que a cultura não é genética, quer dizer, toda cultura é formada por um conjunto de símbolos que são moldados pela sociedade, como: padrões de comportamento, valores materiais e espirituais de um povo. 

Trazendo o contexto digital, podemos entender que esse sistema trouxe uma nova funcionalidade para os antropólogos, pois com a tecnologia houve um avanço no formato de trabalho trazendo novas possibilidades de fazer pesquisas, como por exemplo, realizar análise quantitativas de forma rápida e automatizada, realizar pesquisas e entrevistas à distância, e principalmente obter uma ferramenta de registro dessas pesquisas para que o antropólogo possa revisitar anotações e conteúdos sempre que necessário. 

Com isso, embora a maioria superestimam-se, ou melhor, consideram-se com particularidades e atributos superiores aos verdadeiros e acabam menosprezando as demais culturas, é fundamental afirmar que não existe uma cultura única, isto é, cada cultura tem sua particularidade. Além disso, é possível afirmar que a antropologia digital não tem o objetivo de substituir o método utilizado antes do avanço da tecnologia, mas sim trazer cada vez mais novas possibilidades e formatos para os antropólogos.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você