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O produtor rural brasileiro no processo agro digital

O produtor rural brasileiro no processo agro digital
Silvia Ester
out. 4 - 2 min de leitura
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Foi-se o tempo em que os produtores rurais preparavam seus filhos para estudar e seguir carreiras fora da roça. Hoje são esses mesmos filhos se preparam para assumir as propriedades elevando o grau de modernidade e tecnologia no campo.

Pesquisa do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgada em junho de 2021 mostra uma crescente no grau de instrução dos produtores, sendo 4% possuem pós-graduação e 52% graduação. Desses 89% dos entrevistados têm de 26 a 65 anos.

Hoje importantes são os insights do novo comportamento e adesão ao digital por parte dos produtores rurais brasileiros. O uso das plataformas digitais, seja para comercializar ou relacionar, cresceu muito e muito mais com a pandemia.

O Brasil está na frente dos Estados Unidos e Europa na preferência por canais digitais. No último ano um crescimento de 10%, passando de 36% para 46% dos agricultores brasileiros pela digitalização, de acordo com dados da pesquisa “A mente do agricultor brasileiro na era digital” divulgada pela McKinsey & Company em março deste ano.

O crescimento se deve principalmente pela preferência de se realizar compras de insumos agrícolas, peças de reposição e maquinários por meio online. E as plataformas mais utilizadas por esses são o Whatsapp e os Marketplaces agrícolas.

As interações digitais são importantes em todas as etapas da jornada de compra. Cerca de 70% dos entrevistados tem preferência por cotações, pesquisas compras e recompras usando os canais digitais.

O Whatsapp é o principal meio para transações digitais, principalmente entre as culturas de grãos, café, cana-de-açúcar e algodão.  Agricultores mais jovens têm mais adesão aos canais digitais, em torno de 45 anos com propriedades de 500 ha. O agricultor jovem que está puxando a revolução digital da agricultura brasileira.

O contato pessoal na propriedade rural sempre foi a principal estratégia de relacionamento com esse público, no entanto, a estratégia omnichannel para interagir com o agricultor veio para ficar. Justamente pela adaptação do produtor aos novos meios, a união de todos os canais de vendas se torna fundamental.

É fato que a tecnologia estará cada vez mais presente no mundo rural, não só através dos maquinários e sistemas que já são realidade há muitos anos para esse meio, mas partindo agora para a era digital pluralizada. Muita coisa ainda está por vir.


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