Marketing de influência nada mais é uma abordagem de marketing que consiste em praticar ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais clientes de uma marca.
Como benefício, esses influenciadores interferem nas decisões de compra dos clientes a favor de uma determinada marca. Isso acontece através de relações de confiança com seus públicos.
Conceitualmente, há duas formas de praticar marketing de influência: a mídia paga e a mídia conquistada.
Sendo que:
- Mídia paga (paid media): os influenciadores digitais são remunerados para fazer campanhas ou ações com foco na promoção de um produto, serviço ou marca.
- Mídia conquistada (earned media): os influenciadores digitais se envolvem como parceiros, tendo uma contrapartida não-financeira. Muitas vezes, a promoção de um produto, serviço ou marca é vantajosa para os influenciadores porque isso lhes renderá visibilidade, prestígio, acesso a eventos e além de que muitas vezes eles ganham produtos “de graça”.
Embora os dois modelos descritos acima tenham raízes em publicidade e relações públicas, respectivamente, eles obedecem a novas regras de relacionamento.
A mais importante e inovadora delas está relacionada à criação da mensagem.
Durante uma campanha, quem cria a mensagem é o influenciador, à sua maneira, com a sua linguagem, sem a direção da equipe de marketing. Afinal, ele conhece seu público como ninguém.
Em outras palavras, o principal erro que as marcas cometem ao propor uma campanha é ir além do briefing e tentar interferir na forma como a mensagem será transmitida.
A originalidade e a legitimidade da conversa são a fortaleza dos influenciadores digitais. É com base nisso que eles conseguem criar relações fortes com seus públicos e transmitir mensagens comerciais mescladas com conteúdo editorial sem que as pessoas se sintam invadidas. E, mais importante ainda, sem o marketing de interrupção.
Por que marketing de influência cresce no Brasil?
Os influenciadores digitais estão em diferentes plataformas, especialmente em YouTube e Instagram. Em ambas, a penetração do Brasil é expressiva.
Se os maiores influenciadores do País são muito ativos nas plataformas onde os brasileiros gastam a maior parte do seu tempo, é fácil explicar por que esses creators acabam tendo tanta audiência.
Mas como se pratica o Marketing de Influência?
Como muitas atividades de marketing, o princípio é simples e exigem o domínio de cinco etapas:
1 - Definição de objetivos
Como em toda ação de marketing, o ponto de partida é estabelecer quais os objetivos das campanhas e qual o público a quem se destina.
2 - Filtragem dos influenciadores
Os influenciadores são normalmente classificados pelo número de seguidores. Existem diferentes entendimentos na quantidade de followers para cada faixa, mas, em linhas gerais, elas seguem os parâmetros da imagem abaixo, classificando-os entre nano, micro, intermediário, macro e megainfluenciadores.
3 - Escolha dos influenciadores
Os softwares fazem uma peneira dos influenciadores adequados. Cabe, então, aos gestores, escolher os mais adequados conforme os objetivos traçados na primeira etapa. Neste momento, um conceito se torna relevante, que são os três Rs da influência, originalmente de palavras do inglês:
- Relevance (relevância): consiste em avaliar se o influenciador é alguém importante no segmento da marca que pretende contratá-lo.
- Reach (alcance): consiste em avaliar se a quantidade e a qualidade das pessoas que o influenciador alcança faz sentido para a marca.
- Resonance (ressonância): consiste em avaliar se o conteúdo que o influenciador cria é relevante para a audiência — e se ele realmente se espalha e se engaja com as pessoas, gerando impacto positivo.
4 - Definição da mensagem
Em alinhamento com a primeira etapa, é necessário definir que mensagem será transmitida, tomando o devido cuidado já apresentado para que seja passado o briefing ao influenciador, mas sem interferência na forma como ele criará a mensagem, conforme exposto anteriormente.
5 - Mensuração de resultados
Uma vez que a campanha tenha sido realizada, os resultados devem ser medidos tendo em vista os objetivos estipulados na primeira etapa.
Agora que você sabe o passo a passo, que tal dar um up na sua marca?