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O que é Mobile Marketing?

O que é Mobile Marketing?

É bem provável que você já tenha ouvido falar em mobile marketing durante essa fase de pandemia. Mas, diga aí: você sabe o que significa mobile marketing?

Mobile marketing é um termo que se refere ao uso de dispositivos móveis em ações de marketing.

É uma estratégia de marketing que vem se mostrando cada vez mais uma tendência, principalmente diante da mudança mundial causada pelo coronavírus.

Todos nós sabemos que o uso de smartphones vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Podemos até dizer que temos mais smartphones do que habitantes aqui no Brasil.

Usamos o celular para quase tudo hoje em dia. Seja para telefonar, conversar, enviar e-mail, tirar fotos, realizar transações bancárias e fazer compras (inclusive, 86% das pessoas realizaram pelo menos uma compra em loja online no último ano, sendo que 70% dessas compras foram realizadas através de um smartphone).

Pensando nesse cenário, uma estratégia de mobile marketing seria interagir com o público-alvo de uma marca usando as aplicações nativas dos dispositivos móveis: celulares, tablets, notebooks, smartwatches e diversos outros.

Onde podemos aplicar o mobile marketing?

SMS

Pouco falado atualmente, mas bem popular em alguns segmentos.
O envio de mensagens curtas e objetivas tende a ser usado para uma base de clientes já fidelizados. No marketing, o uso de SMS funciona para divulgar notícias, enviar promoções e divulgar campanhas de entretenimento.

E-mails

É um canal estratégico para captação de leads. Tendo uma boa base de contatos, você consegue interagir com essas pessoas e entender exatamente em qual momento de compra ela está, além de saber o momento ideal para vender o seu produto ou serviço.

QR Code

Se assemelha a um código de barras, lido por uma câmera de qualquer dispositivo móvel para redirecionar o usuário para algum local (digital) específico. Podem ser inseridos em impressos ou até mesmo estar presente na tela de alguma aplicação como YouTube, televisão ou e-mail.

Aplicativos

Muitas empresas têm investido em aplicativos próprios para aplicar suas estratégias de mobile marketing. Geralmente, são aplicativos que trazem informações atualizadas da empresa, dados, ou até mesmo alguma interação com games, vídeos etc. Quem não tem intenção de investir em aplicativos próprios, pode buscar aplicativos de terceiros para fazer campanhas e anúncios para divulgar alguma ação.

Mídias sociais

Hoje, as mídias sociais são poderosos canais dentro de uma estratégia de mobile marketing. Podem ser usadas para interagir com as pessoas, criar conteúdo de valor, ou seja, conteúdo que irá ter um impacto no dia a dia de quem acompanha e até mesmo para fazer o atendimento de uma marca.

Ex.: Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram e outros.

E quais as vantagens de aplicar uma estratégia mobile marketing?

A principal vantagem do uso do mobile marketing dentro de uma empresa é atingir o público-alvo no local que ele mais acessa.

Com o dispositivo na palma da mão, 24 horas por dia, temos pessoas conectadas que buscam resolver tudo ali de forma prática. Seja fazer uma transferência bancária, até mesmo as compras de casa.

Planejar estratégias e campanhas dentro do contexto de mobile marketing é ter a certeza de:

  • Alcançar um alto número de pessoas;
  • Ter uma taxa de abertura e clique elevado;
  • Segmentar a estratégia para o público-alvo compatível com a marca.

Como aplicar essa estratégia?

Dentro dos canais que citamos acima, você pode explorar ações de mobile marketing como:

  • Envio de cupons de desconto por SMS;
  • Enviar informações de campanhas por SMS;
  • Enviar sugestões de produtos por e-mail, para contatos que demonstraram interesse;
  • Cupons de descontos exclusivos para QRCode;
  • Ter um aplicativo para interagir com o público, com conteúdo que não seja diretamente ligado a uma venda;
  • Fazer campanhas dentro do Facebook e Instagram;
  • Publicar imagens nas mídias sociais com uma ação exclusiva que vale somente com apresentação daquela publicação;
  • Criar ações exclusivas de WhatsApp.

E aí, bora criar várias campanhas???

Marketing na Era Digital
Ana Carolina Del Vigna Missé
Ana Carolina Del Vigna Missé Seguir

Formada em Design Digital pela Universidade Anhembi Morumbi.

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