Você está sentado no sofá depois de um dia cansativo e estressante de trabalho, seu cérebro cansado ativa o modo "piloto automático" a fim de buscar o merecido descanso e relaxamento… com o celular na mão, você navega de site em site, de rede em rede… de repente! Uauuu que produto legal! Novidade, nunca tinha pensado nisso: EU PRECISO DISSO! Pronto! Cartão de crédito salvo no dispositivo, pronto para ser usado. Um, dois cliques… comprei!
Era mesmo isso que você precisava? Uma necessidade e desejo real ou uma construção de palavras e imagens?
Marketing é a troca de produto, serviço, conhecimento ou experiência para atender necessidades e desejos humanos.
Porém em um mundo imerso em marketing a pergunta que precisa ser respondida é: O que será que eu realmente preciso e desejo?
O poder do marketing está justamente em influenciar e criar os desejos e necessidades, afinal as pessoas só sabem o que querem depois que mostramos a elas. Então até que ponto pode coexistir a ética e o marketing no ambiente digital?
Sendo que na realidade da mente humana, poucos são os que realmente se conhecem a ponto de responder a essa pergunta.
Quem conhece a si mesmo em um nível de profundidade real e sincera tem a chance de se tornar criador de conteúdo, para aqueles, que muitas vezes são apenas os consumidos, expectadores no palco da vida, agora cada vez mais digital.
Há muito a se refletir sobre isso… então deixo para cada um esta pergunta: O que eu realmente quero?
Dani Toniete