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Os micromomentos são parte importante da Jornada de Compra - Ambiente de Marketing

Os micromomentos são parte importante da Jornada de Compra - Ambiente de Marketing

Eu tenho cerca de 30 segundos de leitura para fazer você entender e absorver o ponto mais importante deste texto. Você sabia que nosso cérebro funciona assim? Isso justifica porque os micro momentos são tão importantes na jornada de compra, e é este assunto que vou explorar neste artigo. Então aproveite para sentar, pegar uma xícara de café e aproveitar 5 minutos de leitura e aprendizado. 

 

Já que o nosso cérebro está sempre buscando economizar energia, é fácil entender porque abandonamos um e-mail longo demais ou um vídeo que não dá sinais de que vai responder a nossa pergunta. Como eu sei que você também está ansioso por uma resposta, eu vou ser bastante direta. Você vai aprender como utilizar os micro momentos na jornada de compra do seu cliente. Vamos lá? 

Qual problema você está resolvendo?

Apesar de uma pergunta bastante conhecida pela jornada de compra, ela é matadora. Se você sabe exatamente o que está resolvendo, não precisa enrolar. Dê o conteúdo necessário, na dose necessária.

Você sabia que 94% dos usuários de smartphones procuram por informações em seus aparelhos enquanto estão fazendo outras coisas? E que 80% dos brasileiros que possuem esses aparelhos usam seus dispositivos para saber mais sobre algum produto ou serviço que querem comprar?

Um bom exemplo de micro momento pode ter acontecido hoje mesmo com você. Supondo que você esteja organizando seu quarto e notou que precisa de algo para arrumar as roupas de uma forma melhor em seu guarda-roupa. Quase que instintivamente, você pega o celular e digita (ou fala): “Como organizar o guarda-roupa?”. 

Este é o início de uma jornada. Se você tivesse comprado essa palavra-chave no Google, poderia dizer que você vende diversas soluções relacionadas a organizar o guarda-roupa: de personal organizer à uma pequena ou grande loja de itens de organização, que vai ofertar no Google Shopping algumas divisórias de gaveta, por exemplo. 

O fato é que, independente do que você vende, se você sabe o problema que soluciona, pode ter um vídeo rápido, ou um artigo de blog com dicas e através de um micromomento, a jornada de aprendizado inicia e você conseguirá a atenção tão preciosa da audiência. 

Como considerar os micromomentos no planejamento de marketing?

Ao analisar os ambientes de marketing, você pode notar que o Ambiente Cultural está citado no macroambiente - aquele que você não pode controlar. Se os hábitos culturais das pessoas estão mudando - como os meios de aprender coisas novas, descobrir novos produtos e serviços e até mesmo de se relacionar, certamente é algo que você deve medir em seu plano de negócios. 

É neste cenário que os micromomentos podem ser considerados. E neste estudo, há necessário listar que:

  • Os micromomentos são - em sua maioria - iniciados no mobile;
  • Em 2015, 75% dos pesquisados pelo Google já tinham mencionado que tomavam decisões mais rapidamente do que há alguns anos, graças aos smarthphones.

E como começar?

Primeiro, compreenda que existe o Momento Zero da Verdade (Zero moment of Truth - ZMOT), que é literalmente aquele início da jornada. Para o Google, existem dois momentos como este: o primeiro é aquele em que a pessoa decide pesquisar através de um “eu quero ir” ou “eu quero comprar”. Ainda mais considerando os assistentes virtuais, as pesquisas de áudio acabam tornando ainda mais frequentes os resultados de pesquisa mais pessoais como estes dois exemplos. O segundo ZMOT é aquele em que a pessoa forma uma opinião sobre a marca depois de comprar. Ela não só pode pesquisar sobre isso como também pode gerar conteúdo a respeito da sua experiência. 

Para aproveitar esta oportunidade, a estratégia está relacionada não somente ao marketing de conteúdo - que pode te fazer ser encontrado, mas uma boa usabilidade no seu site, experiência com o atendimento, a venda e o pós-venda. E isso tem total relação com o ambiente de marketing!

Marketing na Era Digital
Gisela Santana
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Sou apaixonada pela conexão que as palavras nos trazem e por isso crio estratégia e conteúdo que resolvem problemas, que nos une às pessoas e dá sentido e humanidade às marcas.

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