[ editar artigo]

Permita conhecer o diferente para conhecer o seu consumidor

Permita conhecer o diferente para conhecer o seu consumidor

O Marketing com seu objetivo mais puro de estudar o mercado e as pessoas que fazem parte dele, não é tarefa fácil. O assunto é complexo buscando entender e conectar diferentes áreas e visões com estratégias e ferramentas diversas. Quando se fala em pessoas, mais desafiador ainda.

Porém nem todas as ferramentas digitais permitem entender de fato o comportamento do consumidor, por isso a antropologia, ainda com pouca visibilidade na grande maioria das áreas de marketing é uma boa ferramenta para compreender de fato quem é o seu cliente.

 Hoje mesmo com os dados e as análises humanas, existe uma grande dificuldade em retirar as lentes pessoais e realizar uma análise sem vieses para tal entendimento.

O grande desafio aparece pelo simples fato que nós humanos nos reunimos e nos aproximamos daqueles que são semelhantes. Desta forma, temos grande dificuldade em entender os grupos na qual não fazem parte da nossa “grande bolha”.

O módulo de netnografia da uma visão simples e direita de que a antropologia nada mais é que estudar o outro, o diferente. A partir de uma imersão no contexto cultural e realidade das pessoas, grupos ou cultura estudada é possível avaliar de forma mais simples e direta suas necessidades e desejos.

Em outras palavras é praticamente uma verdadeira disciplina de empatia, de se colocar, estudar e entender o outro.

Créditos: Photo by Quintin Gellar from Pexels

Marketing na Era Digital
Renan Boer
Renan Boer Seguir

Publicitário formado pela PUCPR, atua na área de marketing em comunicação integrada, possui habilidades em estratégias de comunicação e marketing de conteúdo. Tem passagem por agência, veículo e cliente.

Ler conteúdo completo
Indicados para você