[ editar artigo]

Pessoas em primeiro lugar nas transformaçõe e no sentir das marcas

Pessoas em primeiro lugar nas transformaçõe e no sentir das marcas

O mundo está em constante transformação, e isso é um fato decorrente das evoluções de eras passadas. Consequentemente, a sociedade foi impactada com diversas mudanças ocasionadas pela globalização e avanços tecnológicos. Com isso, pessoas mudaram, as relações, os hábitos de consumo, as profissões e até mesmo os modelos de negócios, possibilitando então a era da informação com a expansão digital.

A era da informação, de certo modo, marca uma linha histórica da humanidade, onde deixa-se de lado arquétipos e busca-se mais pluralidade, conexão e inovação. Partindo disso, o âmbito da comunicação e marketing sofreu impactos dessas novas mudanças, principalmente com a democratização da comunicação, no qual possibilitou não somente maior imersão das pessoas nos meios digitais, como também integrou as forma das marcas interagir com seus consumidores. Fomentando uma comunicação que antes era centralizada nos meios offline, para o novo omnichannel.

Nos últimos anos, surgiram oportunidades de negócios com a entrada de novos players, novas possibilidades de conexão, compras nos meios digitais, além diferentes formas inovadoras de criação de conteúdo com a imersão dos influenciadores e creators. Por outro lado, as pessoas, principalmente as novas gerações, tornaram-se grandes formadores de opiniões, em que cada vez mais se envolvem em causas sociais e procuram relações mais humanizadas e diretas. 

Entendendo essa necessidade e a evolução da conectividade, atualmente contamos com soluções tecnológicas que vão além da divisão online e offline. Com a expansão do cérebro humano para além do corpo biológico, é possível contar com diversas técnologias facilitadoras para o cotidiano das pessoas, as quais permitem que as marcas inovem seus produtos ou serviços, entendendo cada vez mais o interesse do público e atendendo suas necessidades.

Foi-se o tempo de vender um produto. Hoje, as marcas têm o desafio de oferecer uma comunicação eficiente nos meios digitais, que sejam condizentes com os variados comportamentos, crenças e ideias da sociedade, no qual buscam cada vez mais pelo lado humano das marcas com a empatia e preocupação com causas, bem como valorizem cada vez mais a experiência, posicionamento, transparência e coerênciadas marcas. Para isso, torna-se indispensável que as empresas estejam sempre alinhadas e atendam às novas exigências de uma sociedade cada vez mais crítica, evoluída, criativa e envolvente. 

 

Marketing na Era Digital
Taís Ferreira
Taís Ferreira Seguir

Formada em Comunicação Social com enfase em Publicidade, atuo como Customer Success no time de comunidades da Squid.

Ler conteúdo completo
Indicados para você