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Planejar é preciso

Planejar é preciso
Hugo Leonardo Peroni
jun. 10 - 4 min de leitura
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O plano de marketing é a peça fundamental para o desenvolvimento de campanhas de todos os níveis. Seu principal objetivo é colocar no papel tudo o que será preciso para o desenvolvimento da campanha, além também de fornecer feedbacks e insights sobre todos os itens que precisam estar contidos na campanha. E mais:

o plano de marketing é um organismo vivo e sustentável: quanto mais dados são inseridos nele, mais ele trará respostas.
é circular: quando se alcança as últimas etapas do planejamento, é muitas vezes necessário retornar às primeiras, que ganharão maior envergadura, que influenciará nas etapas subsequentes, e assim por diante
é imprescindível para a avaliação da performance da campanha, pois nele é determinado todos os parâmetros a serem analisados.

Para que seja desenvolvido, é preciso passar por suas 10 etapas de construção que abordam desde análise micro e macro setorial como questionamento sobre as estratégias dos 4Ps. De forma bem simplificada, acompanhe as 10 etapas do plano e marketing

1 - Introdução: terá o objetivo de transmitir valores que identificam a empresa, além de determinar de forma resumida todos os objetivos da campanha;

2 - Análise do ambiente macro: entender o cenário econômico / político / social / ambiental no momento em que a campanha for veiculada. É preciso corrigir detalhes no caso de mudança de alguns fatos de avaliação do cenário macro;

3 - Análise do mercado: Um dos momentos mais importantes no desenvolvimento da campanha de marketing: grande avaliação do mercado, realizando bechmark de concorrentes, sazonalidade de vendas. Outro item importante é a análise do público ao qual nos direcionarmos. É preciso entender qual o nicho, onde está, o que consome e como nos vê;

4 - Análise do produto: é momento de entender como o produto  / serviço está sendo visto no mercado e o que mudará para a comunicação da campanha de marketing. É momento também de realizar uma análise financeira da empresa para adequar a campanha ao fluxo de caixa da empresa;

5 - Identificação de oportunidades: É momento de realizar uma análise SWOT completa para entender todos os pontos fortes e fracos da empresa e do mercado antes de traçar os objetivos da campanha;

6 - Objetivos: traçar metas que possam ser analisadas na linha de tempo da campanha. Se o objetivo é, por exemplo, aumento de x% na participação da empresa no seu mercado, então é preciso entender em quanto tempo este objetivo será alcançado a partir da análise dos outros itens inseridos no plano de marketing;

7 - Estratégias (4Ps): Qual o tipo de comunicação será empregada na campanha? Para qual produto em específico? Onde será veiculada? Qual o público?

8 - Plano de ação: Nesta etapa determina-se se será necessário contratar fornecedores / mídia para publicações. Além disso, é o momento em que é determinado o tempo de ação e realização de últimos ajustes no orçamento;

9 - Orçamento e cronograma: Depois da realização do plano de ação, é preciso mensurar o budget para o desenvolvimento da estratégia. Todos os detalhes financeiros e de tempo alinhados, é chegado o momento da aplicação do plano de marketing;

10 - Avaliação e controle: por fim, é preciso realizar uma avaliação de todos os itens do plano de marketing que precisam ser mensuráveis. Além disso é preciso permitir que se faça ajustes pontuais para o desenvolvimento de campanhas futuras.

 

Como dito no início deste artigo, o plano de marketing é um organismo vivo e circular. Portanto dificilmente se chagará no último item sem precisar retornar nos primeiros.

A introdução, por exemplo, normalmente é desenvolvida no fim do plano de marketing.

Com ele em mãos, considerando todos os itens de pesquisa verdadeiros e de fontes confiáveis, teremos em mãos um documento bastante valioso com a certeza de que os resultados serão positivos e trarão bons retornos à empresa.  

 


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