Com o marketing orientado a dados é possível fazer decisões mais assertivas baseada em informações sólidas, e não em suposições, na hora de pensar ações de divulgação da marca.
No ambiente digital tudo é mensurável, por isso temos muitos dados a disposição, o que torna o processo um pouco mais complexo, então se você não fizer um planejamento antes, se você não souber onde quer chegar e quais são seus objetivos reais, pode acabar se perdendo com tantos dados, e nenhuma ferramenta vai conseguir resolver os seus problemas.
Por isso, além de saber onde você quer chegar, você precisa contar com pessoas capacitadas para fazer um planejamento eficaz. Esses profissionais precisam saber parametrizar links, rastrear dados e ter claros os objetivos, porque só assim vão perceber qualquer desvio e corrigir a rota a tempo. Você também precisa transformar os dados em informações, os dados não falam por si só, eles dependem da inteligência humana para serem interpretados corretamente, as informações têm que gerar insights, hipóteses que precisam ser testadas, não importa se derem certo ou errado, de qualquer forma vão gerar conhecimento. Aproveite para colocar tudo no papel, escreva como chegou nos resultados desejados, para que pessoas que ainda não conhecem o processo, possam executá-lo sem precisar da ajuda de ninguém.
Com as soluções em automação e inteligência artificial, as máquinas fazem o trabalho de análise, enquanto os gestores podem focar mais em criar estratégias.
Os KPIs vão indicar se estamos no caminho certo, enquanto que as métricas vão mostrar dados importantes e o que devemos fazer para otimizar tudo. Para cada etapa temos uma meta de acompanhamento e temos um indicador chave de performance.
O marketing orientado a dados cumpre o seu papel ao usar dados antes, durante e após qualquer ação de marketing, para que marcas vendam mais.