Plano de marketing é o documento que se elabora para determinar as diretrizes, de forma consistente, e analisa as variantes, com base em dados, para a efetivação de objetivos e contribuição para o crescimento da empresa. É imprescindível documentar as estratégias para que a empresa como um todo saiba a direção que quer tomar e não se perca a essência do negócio.
Também, para que esse plano se efetive, não faz sentido que ele seja só documentado e esquecido, é necessário que ele seja colocado em prática. A mão na massa é essencial para que se corrija eventuais falhas ou mudanças de necessidades durante sua execução, por isso, ele deve ser revisitado constantemente.
Além disso, o plano de marketing contribui para que as ideias não fiquem soltas e define o papel de cada um dentro da empresa. Que cada um tenha clareza do rumo que a empresa quer seguir, para que todos remem na mesma direção, define um caminho em comum para que o marketing alcance resultados relevantes num prazo definido.
Uma vez alinhado internamente e organizadas as estratégias, o plano de marketing ilumina outros caminhos:
- Gera resultados em um tempo determinado, que pode ser curto, médio ou longo, tornando a estratégia mais sustentável;
- Proporciona visão do cenário para detectar eventuais oportunidades e antecipar ameaças;
- Melhora a motivação dos colaboradores, a comunicação interna e a integração entre as equipes;
- Otimiza investimentos de marketing para evitar gastos desnecessários e maximiza o retorno;
- Embasa a tomada de decisões através de dados, pesquisas e análises.
Plano de marketing: mais que um documento é um poderoso instrumento!