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Podcasting: como produzir?

Podcasting: como produzir?

O bate papo da semana foi com Gustavo Giglio, com vasto repertório curricular:

“Head of content O&Co, sócio do Update or Die, head/curador do Unlock CCXP(Comic Con Experience) e co-founder do Coffee Hunter.”

Abordou temas variados. Gustavo falou sobre alguns projetos, inclusive do “Update or Die!” (desenvolvimento de repertório criativo). Juntamente com Martha Gabriel e Rafael Kiso. 

O “Update or Die!” é uma comunidade de criativos com milhares de postagens  (mais de 30.000 publicados) desde 2006. Repertórios desenvolvidos através da curadoria e produção de conteúdos: em texto, vídeo e áudio, projetos especiais (desenvolvimento e criação),  palestras por vídeo, criação e administração de comunidades e redes corporativas.

O cerne deste artigo são os “Podcasts”. As principais plataformas de streaming do mercado, como SoundCloud, Spotify e Deezer.

 

“Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.” Portal G1

 

Olhar em todo o processo de criação:

Planejar: é uma etapa fundamental em qualquer projeto. Muitos deixam de lado, menosprezando seu benefício. Identificar o objetivo a ser alcançado para conseguir encantar e atrair ouvintes.

Público: tipo de linguagens (gíria, coloquial, estrangeirismo, acessibilidade, simples, complexa, formal, informal, etc).

Benchmarking: analise a concorrência e faça diferente. Porém, o foco é na experiência do usuário. Ou seja, o ouvinte. O modelo ideal é aquele que agrada ao seu público. 

Pesquisa: você só saberá tentando, testando, errando e aprendendo. Os experimentos são fontes de pesquisa e testes aliados ao tempo. Momento para coletar insights do mercado, públicos de interesse, potenciais clientes, para colher o feedback de sua marca pelo ponto de vista dele (o usuário) e identificar os modelos que os públicos ficam mais interessados. Mapeamento de ações.

Especificações: briefing de formatos e temas. Mesa-redonda, palco, ambiente fechado, aberto, congresso, show, educativo, entrevista, informativo, etc. Focando no que domina.

Conteúdo: Checklist do episódio. Roteiro. Pauta. Cronograma. editorial.

Convidados/Parcerias: audiência. reconhecimento de marca. visibilidade. imagem. reputação. alinhamento cultura/valor. compartilhamento. troca de conhecimento. influência. posicionamento. referência.

Sonorização: trilha sonora que auxilia na assertividade da mensagem via áudio. Um “storytelling” imersivo auditivo. narrativa, efeitos especiais, música, voz, tom, timbre, interpretação, cenário, equalização, etc. 

Personalidade: criar um personagem, tom, voz, timbre, características, frases, fala, etc.

Periodicidade: calendário editorial para engajar e manter audiência conectada ao conteúdo do canal. Consistência em publicações, não ficar sem publicar. constância, frequência.

Chamada para ação: “call to action” para seu ouvinte realizar. O convite deve ser feito no início ou meio do podcast, pois, reduz a audiência no fim, nem todos chegam lá. O foco é atingir o maior número de pessoas, certo?

Algo como: “acesse o nosso site, fique por dentro das informações completas. cadastre-se em nossa lista vip e ganhe um bônus surpresa”.

Página: crie sua página no canal para receber os ouvintes. Manter o relacionamento com seu público é fundamental.

Roteiro: Passo a passo do que será gravado. 

Exemplo:

  1. Vinheta de início;

  2. Apresentação dos locutores;

  3. Falar data de publicação e o tema do podcast do dia;

  4. Rápida introdução para prender o público ao assunto;

  5. Primeiros avisos: convite para Chamada da Ação (CTA);

  6. Vinheta transitória para avisar que vai começar;

  7. Falar sobre todo o tema descrito neste roteiro;

  8. Convite para CTA (Chamada da Ação);

  9. Vinheta rápida transitória para avisar que vai terminar;

  10. Preparar para o encerramento (conclusão, agradecimento e despedida convidadas);

  11. Últimos avisos (informar nome do perfil veiculando o podcasting);

  12.  Vinheta encerramento.

Voz: Tom, timbre, respiração, pausas, pronúncia.

Treino: Grave-se , auto avalie sua fala e pronúncia. Faça testes!

Gravação: ação que, de fato, inicia a produção do podcast. Ótima acústica, pouco ruído e boa microfonia auxiliam muito nesse processo.

  • Edição 

em qualquer software livre e/ou profissional para edição de áudio (disponível para Windows, Linux e/ou Mac). backup do arquivo de áudio original. 

Selecione todo o áudio, cuide dos “efeitos” e ajuste, como:

  • Amplificar: aumentar o volume do som;

  • Redução de ruído: eliminar ruídos do ambiente e do microfone;

  • Compressor: diminuir a diferença para nivelar os picos altos/baixos;

  • Normalizar: aumentar ao máximo todos os picos de áudio (sem perder qualidade);

  • Equalização: ajustar os graves /agudos.

 

  • Publicar 

hospedagem + Feed RSS para ser lido pelos aplicativos agregadores de podcasts. Criar uma conta, preencher as informações de perfil, ajustar as configurações de conteúdo, enviar o feed e analisar as estatísticas.

  • Vender

usufruir dos canais para gerar leads, prospectar possíveis clientes, gerar oportunidades, networking, produção de conteúdo, materiais informativos/educativos. Criar base de clientes e leads que já conhecem o negócio, divulgando nas mídias sociais e enviando campanhas de e-mail marketing.

 

Curto aliar teoria à prática. Abaixo, exemplo de “Checklist de PodCast”:

Em cada processo, há infinitas ferramentas e recursos gratuitos disponíveis para trabalhar na produção do podcast. (Audacity, MP3 Skype Recorder e MP3 Cut). Pesquise e faça testes! 

Marketing na Era Digital
Patrícia Rônel - PR.RP
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Relações Públicas. "Humanizo relacionamentos, ações de comunicação e marketing estratégico, orientado a dados - entre marcas, pessoas e cenários (outbound/inbound) - com o auxílio da tecnologia, cultura de inovação e transformação digital".

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