[ editar artigo]

Por que estou adorando a comunidade Marketing na Era Digital?

Por que estou adorando a comunidade Marketing na Era Digital?

Fazer parte da comunidade Marketing na Era Digital me reaproximou do que mais gosto, produção textual! E só intensificou a vontade que tenho em me especializar em marketing de conteúdo.

A comunidade tem me conectado a vários profissionais da minha área e vem fazendo com que eu conheça outros pontos de vista de assuntos que gosto no meu âmbito profissional. Dentro dela pude conhecer o curso Insider Marketing na Era Digital (confesso que tinha outras prioridades esse ano, mas mediante a uma proposta de estudar, aprender mais sobre aquilo que gosto com profissionais que são minha referência, em marketing a nível nacional, foi muito tentador rs. E de nada me arrependo em ter desordenado um pouco minha lista de prioridades, após toda essa incrível experiência que estou vivenciando).

O curso tem sido muito enriquecedor e produtivo, a cada semana me conecta a um universo de pesquisas, exploro novos autores, me deparo com cases, assuntos relacionados ao meu trabalho, e tudo isso vem somando muito para minha carreira profissional. Paralelo a esses pontos sempre há profissionais renomados que estão sendo convidados para participar das aulas, e ainda tem nossa linha de transmissão do Telegram que nos deixa a par de tudo com as novidades do marketing nessa nova era.

O impacto da comunidade na minha carreira profissional

Logo que comecei a produção de conteúdo percebi que algumas pessoas não entendiam a relevância daquilo para mim, não compreendiam minha felicidade e satisfação (sentida não apenas por dissertar sobre algo que gosto, como em ver que meu conteúdo estava sendo aceito pelos administradores e por analisar minha evolução meio a tantos processos). 

Luciano Kalil, CEO na Duopana, comunidade digital, defende seis pontos motivadores para os participantes de uma comunidade:

  • Reconhecimento 

  • Autoridade

  • Pertencimento

  • Conhecimento

  • Feedback 

  • Expressão pessoal

Sobre eles Kalil aponta que a comunidade gera ganho de visibilidade, indexação no SEO, distribuição de conhecimento e feedback sobre a produção. Ele explica que é mais vantajoso fazer produção de conteúdo em grupo do que sozinho (como escrevendo em um blog), até para ser encontrado de forma mais fácil pelo Google, já que com várias pessoas contribuindo é gerado muito mais material relevante. A consequência de todas essas vantagens dentro da comunidade é que você se torna autoridade no assunto e vai construindo sua própria relevância.

Minha contribuição para a comunidade aumentou minha participação ativa no LinkedIn, o que tem feito meu perfil ganhar mais visibilidade e aumentar o engajamento; pude também atrelar os textos as minhas publicações do meu perfil empresarial; além de tudo isso, venho ampliando o networking, algo super importante para minha carreira profissional. Então, até esse ponto da jornada insider, só tenho elogios com toda experiência que estou vivenciando dentro da comunidade!

Marketing na Era Digital
Jainara de Jesus Viana Silva
Jainara de Jesus Viana Silva Seguir

Publicitária, especialista em Gestão de Marketing. Atualmente, trabalho com consultoria em marketing digital, gestão de redes sociais e direção de arte na MKT Consultoria & Design.

Ler conteúdo completo
Indicados para você