O mercado de venda de imóveis na planta nunca esteve tão presente no digital quanto agora. Historicamente offline por conta dos produtos físicos e que dependem de visita presencial para avaliação antes da aquisição, este mercado vem passando por mudanças grandiosas nos últimos anos.
Durante o período de pandemia as “visitas virtuais” em stands de vendas de lançamentos imobiliários serviram como as melhores soluções para amenizar as perdas provocadas pelo isolamento social.
Nesse momento, essas visitas podem acontecer a partir de ferramentas como:
- vídeos com início, meio e fim produzidos que mostram cada detalhe de cada ambiente;
- filmagens e fotografias em 3d através das quais os clientes escolhem quais ambientes querem visitar a partir de uma interação que se assemelha com o “street view” do Google;
- filmagens ao vivo e exclusivas para os clientes realizadas por corretores de imóveis no stand de vendas;
- nos próprios stands utilizando óculos VR em que os clientes podem caminhar por todas as plantas e simular disposição de móveis, paredes, etc.
Essas e outras inovações permitiram que as vendas de novos imóveis seguissem em crescimento, mesmo em meio à maior crise sanitária do século por meio da presença digital das empresas construtoras, incorporadoras e imobiliárias.
O aumento das vendas é explicado também pela necessidade do ficar e trabalhar em casa e outras normas sociais criadas para que o isolamento social pudesse ser concretizado e os efeitos da pandemia fossem amenizados. É através dos meios digitais que a primeira abertura de porta de um empreendimento acontece, ainda que o cliente tenha tomado conhecimento ao notar uma placa de venda na rua.
Através do endereço ou do nome do empreendimento imobiliário o cliente terá o primeiro contato íntimo com o produto. Reside neste primeiro atendimento o ponto chave para a conversão da venda. Afinal, ainda que o empreendimento imobiliário seja de excelente qualidade, se as ferramentas para demonstração e fixação do produto não forem as mais adequadas, fatalmente o cliente perderá o interesse, podendo até pular para a avaliação do próximo empreendimento.
E muito além do site ou portal para demonstrar o produto, as redes sociais tem papel preponderante para a sua fixação na mente dos possíveis compradores. Portanto a jornada de compra de um imóvel em processo de lançamento exige que se tenha uma estrutura completa para precisa demonstração do produto. E a estruturação dessa jornada consiste basicamente em:
1 - Divulgação - demonstração do produto
- produto demonstrado em landing page / hotsite / catálogo no website;
- divulgado em portais de marketplaces;
- apresentado através das redes sociais com links para a página do produto no website;
2 - Afirmação - campanhas de marketing para fixação do produto e apresentação a clientes em momento de decisão
- Remarketing;
- Email marketing;
- Novas publicações em redes sociais.
3 - Mensuração - avaliação da conversão de leads e vendas
- Avaliação de CTR em redes sociais;
- Gráficos de conversão.
Por fim, vale afirmar que a presença digital acontece até mesmo se a empresa não utilizar nenhum mecanismo para divulgação, afinal, está nas mãos dos clientes a busca, avaliação, troca de experiências com compradores, de depoimentos a respeito do produto e da empresa, etc. E isso acontece com ou sem o consentimento e presença da empresa fornecedora.