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Quando do limão se fez uma doce limonada

Quando do limão se fez uma doce limonada
Miriane Mucciatto
mai. 3 - 3 min de leitura
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Recentemente comecei a atender uma padaria artesanal. Uma pequena empresa com um grande potencial de crescimento. Quando digo pequena, é pequena mesmo! São apenas dois funcionários e uma corrida maluca para dar conta de fazer os pães, administrar o negócio, vender, entregar, comprar insumos, buscar novas parcerias.

O produto é excelente. Elogiadíssimo por mestres da panificação, grandes chefs de cozinha e principalmente pelos clientes finais. Quando começamos o trabalho de divulgação, a empresa já estava com 2 anos de funcionamento, e focava principalmente na venda para um renomado café da cidade. E talvez por reflexo da pandemia, esse café inesperadamente fechou as portas. E precisamos mudar nossas estratégias.

O primeiro passo foi rever todas as lições deste capítulo e aplicá-las. Já sabíamos que o produto é bom, bem avaliado e oferece confiança. O preço é justo e está dentro do que é praticado no mercado. Um novo parceiro já estava surgindo, precisávamos focar nesse novo ponto de venda e, mais do que nunca, no consumidor final. Fechada a nova parceria, fomos com tudo para a divulgação. Nossa forma de comunicação também precisava mudar.

Passamos dois dias no novo ponto de venda para divulgar os produtos. É um restaurante bem bacana, frequentado por gente que gosta de se alimentar bem e valoriza produtos específicos como os da panificação artesanal. Por serem mais caros que os pães tradicionais, apenas quem conhece seus sabores e benefícios está disposto a “fazer a troca”. Além de ganhar os pães, os clientes ainda recebiam explicações sobre a fermentação natural e a padaria artesanal. Foi um sucesso. O número de seguidores aumentou consideravelmente, muitos elogiaram os pães em suas redes sociais e aos poucos novos clientes vão surgindo.

Em seguida, partimos para o trabalho de Relações Públicas, e passamos a oferecer cestas de pães para clientes em potencial, que também poderiam atrair novos clientes ao falar bem da padaria em suas redes sociais. A experiência tem sido muito válida, e ganhamos mais de 500 seguidores em poucos dias.

Alguns podem pensar que é pouco, mas nós estamos comemorando. Para quem raramente postava algo em suas redes sociais, não fazia nenhum trabalho de marketing ou divulgação, alcançar um crescimento assim em pouco tempo, é motivador. Também passamos a ressaltar as qualidades e benefícios dos pães, e a manter um diálogo com quem nos segue nas redes sociais. Todas as mensagens que recebemos e comentários nas postagens, são respondidos de forma individual. Queremos que cada um se sinta único. Assim como os pães produzidos na padaria.


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