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Que Tipo de Cliente Você Deseja?

Que Tipo de Cliente Você Deseja?
Reny Okuhara
mar. 29 - 4 min de leitura
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Você já parou para pensar que tipo de cliente você gostaria de atender na sua empresa ??

Mesmo que você não seja da área comercial, você atende a alguém na empresa. Podem ser pessoas de outros departamentos, fornecedores ou parceiros comerciais. Todos eles também podem ser considerados "clientes".

Então, se pudesse escolher, como seriam estes clientes? Aqueles que concordam com tudo o que você diz? Aqueles que cooperam quando você precisa e que você tem prazer de fazer o máximo por ele quando ele precisa? Ou aquele que é bem questionador e faz você repensar o modo que faz o seu atendimento?

Seja qual for o tipo de cliente, o que você precisa entender é que nem sempre todo mundo será o seu cliente ideal.

No caso de quem não é da área comercial, muitas vezes não é possível escolher, e por isso é necessário ter muito jogo de cintura e paciência para adaptar o atendimento a cada perfil sem perder as diretrizes que a empresa tem para cada situação em questão.

Já para quem é da área comercial e principalmente, para quem é o dono do negócio, por mais que queira vender para todo o mundo, até para melhorar a qualidade no atendimento, é necessário focar num nicho de mercado. 

Talvez você esteja pensando, com tantas opções de clientes, como sei em qual começar a focar?

A dica que eu passo na Mentoria em Vendas que faço aos meus clientes é que reflita para quem o seu produto e/ou serviço e/ou negócio faz mais sentido, traz mais retorno financeiro, se adapta mais à sua realidade.

Para que possa refletir a respeito, é necessário você ter os acordos já comentados no post "Quer Vender Mais, Torne seu Cliente Parceiro" muito bem definidos, como a faixa de preço que deseja atuar, o raio de atuação, e até mesmo para qual gênero o que você vende mais se identifica. 

Com estas informações acima, é possível já traçar os nichos que mais se relacionam com o seu negócio e escolher por qual começar a atuar. A ideia é ir testando em qual o que você vende mais tem aderência e a partir daí, ir ampliando para os demais.

E os clientes que você percebe que não fazem parte destes nichos que você deseja atender, mas ainda estão na sua base de clientes ou procuram a sua empresa para comprar, como lidar com isso?

A lei maior é nunca dispensar indelicadamente um cliente. Nem que ele contraste muito com o ambiente que você oferece aos demais, ou até agrida os valores da sua empresa e de seus clientes.

Aqui a dica é procurar de uma forma gentil recusar este possível cliente mostrando que ele ficará mais satisfeito se for procurar o que deseja em locais que podem atendê-lo com mais dedicação; e mostrando o porquê o seu atendimento não atende ao que ele deseja. 

Para o caso daqueles que já são seus clientes mas suas atitudes contrastam com os valores da empresa, é possível dispensá-los de uma forma que faça com que eles entendam que a maneira que a empresa se posiciona naquele momento, não atende mais o que eles desejam receber de atendimento. 

Claro que não são tarefas fácies de serem executadas e exige que você tenha muito jogo de cintura para usar as palavras e o tom de voz mais adequado para estes argumentos, mas posso garantir que funcionam e tenho cases reais para poder mostrar isso a você!

Agradeço a sua atenção e desejo que você tenha os clientes que deseja com muito Sucesso!!! Afinal, o seu Sucesso é o meu Sucesso !!!

 

Abraços,


Consultora e Mentora Empresarial  THGO Plus 


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