Sabemos que, para realizar marketing, é necessário entender bem como se relacionam as necessidades, desejos e demandas dos nossos clientes com os produtos e serviços ofertados, com o seu valor, qualidade e satisfação que gera dentro de um contexto de mercado.
Sabendo disso, como entender o gráfico abaixo? Ele é resultado de um estudo com 206 escolas do Estado de São Paulo, realizado pela ABED, em parceria com o Instituto Casagrande e o SIEEESP:
Por que será que as escolas investiam mais na comunicação com os pais (74%) do que em plataformas com conteúdos digitais para os alunos (55%) para permitirem que os alunos aprofundem seus conhecimentos a qualquer hora e em qualquer lugar (29%), ou no ambiente virtual de aprendizagem para se manterem conectados com a escola 24h por dia, todos os dias?
Só posso inferir que as escolas particulares entendem que o seu cliente são os pais dos alunos que pagam a conta.
Mas será que a estratégia de priorizar a comunicação com os pais sobre a aprendizagem diversificada com os alunos faz sentido? A pandemia mostrou que não e as escolas tiveram que dar um jeito, em tempo recorde, de encontrar tecnologias para se conectar com os seus alunos.
Agora estão dando aulas síncronas. Será que estão buscando entender os desejos e necessidades dos alunos e as formas através das quais preferem aprender?
Fica a pergunta e a reflexão. Num futuro breve saberemos que caminhos eles escolheram — ou tiveram que escolher.
Para acessar a pesquisa referenciada aqui: