A inteligência artificial em relação à humana não pode ser vista apenas como universos distintos, com suas singularidades, mas como complementares para otimizarmos os recursos.
O volume e a velocidade da AI proporciona ao profissional, uma vasta gama de informações que são a matéria prima, os insumos para exercer o pensamento crítico, fundamental para a tomada de decisão e elaboração de planejamentos mais elaborados.
A sinergia entre a AI e a inteligência humana é um diferencial na potencialização das ferramentas de marketing. O que vai fazer a diferença é a rapidez do aprimoramento da AI aliado à adaptação e resiliência dos profissionais que habitam este ecossistema.
Um exemplo de falta de cooperação IA – Humano foi a utilização de Bots nas redes sociais de um clube de futebol carioca. Com o objetivo de aumentar o número de sócios e aumentar engajamento, a ação foi marcada pela falta de criatividade, noção de timing para mudanças e geraram memes trazendo ineficácia. Tudo leva a crer que não houve acompanhamento e feedback. Neste caso, entendo que faltou também, pensamento crítico, o fator humano ficou ausente do processo.
Vamos acompanhar como este “casamento” irá se comportar, pois neste caso, não há possibilidade de “divórcio”.