[ editar artigo]

Social commerce, você já ouviu falar?

Social commerce, você já ouviu falar?

Entenda o que está por trás das Lives de e-Commerce

Em breve o Brasil e o mundo poderão experimentar uma novidade que promete revolucionar o mercado: são as lives de e-commerce integradas ao Instagram Shop e aos Catálogos de Produtos.

As lives permitirão promover produtos que poderão ser adquiridos em modo streaming. Ou seja, as pessoas poderão comprar durante a própria live.

Para deleite dos influenciadores digitais na China, o Alibaba lançou em meados de Junho a plataforma Taobao Live, com essa mesma funcionalidade.

Os influenciadores digitais chegam a ganhar até 20% de tudo o que é vendido durante a live em que atuam como hostess e uma das influenciadoras, em específico, já faturou mais de 3 bilhões de reais durante menos de 30 dias vendendo maquiagens.

Mas a ideia não para por aí: a plataforma chinesa está levando esse formato e fomentando o Social Commerce, uma vez que convocaram fazendeiros agrícolas e pescadores para participarem da iniciativa.

Para se ter uma ideia, já existem mais de 50.000 transmissões ao vivo listadas no Taobao Live e juntos já receberam mais de 1.200.000 visualizações sobre produtos agrícolas.

Recentemente o Alibaba anunciou que estão incubando 200.000 agricultores e esperam que as vendas girem em torne de 11 bilhões de reais.

Basicamente, o pescador tem alguém filmando a sua pesca e assim que pescar os peixes as pessoas já podem comprar o produto ao vivo e já terá a sua entrega garantida.

Podemos ver o poder de ação do social commerce, fomentando os negócios em áreas mais afastadas e menos favorecidas, fazendo essa inclusão e gerando renda ainda que os fornecedores não tenham um e-commerce, pulando a etapa de elaboração de um site de vendas online.

Nos 20 primeiros dias da iniciativa de criação da plataforma Taobao Live já foram vendidas mais de 54.000 toneladas de produtos, o que nos indica que as Lives de e-Commerce serão um sucesso no mundo todo.

Agora voltando para a sua realidade atual, eu pergunto: você ainda está na etapa de vergonha de gravar vídeos? Repense a sua estratégia, procure ajuda de um profissional experiente e comece ainda hoje a estruturar o seu negócio no mundo digital, para não correr o risco de ficar para trás.

Sim, o mundo vem mudando e a aceleração de negócios digitais é inevitável. Ou você será “.com” ou estará fora do mercado.

Marketing na Era Digital
Karina Aparicio
Karina Aparicio Seguir

Eu sou Karina Aparicio, moro há 10 anos na Flórida. Atuei no mundo corporativo (EUA), no setor de Endomarketing para Empresa de Logística e Supply Chain. Hoje sou consultora e mentora de empreendedoras iniciantes em Marketing em ambiente Digital.

Ler conteúdo completo
Indicados para você