Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Sociedade Super Smart

Sociedade Super Smart
Catarina de Farias
dez. 9 - 2 min de leitura
000

Esqueça todos os filmes de ficção científica que você já viu (ou quase todos), e pense na sociedade futuramente. Quer dizer, faça melhor que isso, olhe agora para o meio que você está inserido e se questione quantas atividades ou serviços que você utiliza no seu dia a dia, já foram substituídos por máquinas. É surpreendente pensar que a inteligência artificial está fortemente inserida em nossa rotina e nós, muitas vezes, não nos damos conta.

Se em filmes como A.I. Inteligência Artificial ou o Homem Bicentenário, por exemplo, o que os robôs almejavam era serem finalmente reconhecidos como humanos, o que vemos hoje em dia são máquinas cada vez mais velozes, criativas e com capacidade de processar fluxos de informação para que seja possível alcançar objetivos, otimizando recursos.

Já vivemos numa indústria 4.0 e sentimos os impactos dessas mudanças fortemente se analisarmos, principalmente, o ambiente do marketing.  E não demorará muito pra que alcancemos um patamar onde humanos e tecnologia trabalhem 100% em conjunto com um único objetivo: o bem-estar coletivo.

As máquinas não tomarão conta do planeta e com certeza não desejarão se tornar humanos, muito pelo contrário, serão os humanos que se questionarão o que podem fazer para que não sejam substituídos por algum tipo de inteligência artificial. O mundo físico e o ciberespaço estarão cada vez mais conectados e isso impactará diretamente no jeito que nos relacionamos, aprendemos e é claro, consumimos serviços e produtos. 

Nosso pensamento crítico, habilidade lógica, autonomia e tomada decisão serão sempre nossos diferenciais, já que temos a capacidade de sentir o que - possivelmente - uma máquina nunca terá. Porém o grande número de habilidades, a razão e principalmente a baixa propensão ao erro, fará com que as máquinas sejam cada vez mais utilizadas em inúmeras atividades. Utilizar tal inteligência para realizar diferentes processos, é então o caminho mais assertivo a se seguir quando pensamos em evolução.  

A era da informação já chegou e num futuro próximo, a integração de processos entre homem e máquina será completa. Afinal, tudo o que puder ser digitalizado, será.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você