Segundo o escritor alemão Goethe “nós somos talhados e moldados por aquilo que amamos” e, de acordo com Austin Kleon somos uma mescla do que deixamos entrar em nossas vidas. Diante a estas afirmações, eu digo: é verdade e o marketing sabe muito bem disto!
Analisando o mercado hoje, vemos que a magia dos 4Ps do marketing se expandiram. Viraram múltiplos de 4 e ganham uma nova atualização conforme avançam as interações da sociedade com a tecnologia e entre ela mesma. Estamos na era do Marketing de Conteúdo, do Lifelong Learning, do Low Touch, da Data Economy, e outros termos mais, tudo junto e misturado formando a Economia Criativa. E haja criatividade!
Voltando a economia criativa para o modelo de negócio em que trabalho atualmente, que é uma plataforma educacional na área de produção de eventos, posso dizer que é um desafio encantador. Pesquisar as necessidades e as dores dos produtores, minerar e mensurar dados e, gerar conteúdos aguardados é um baita desafio. Ainda mais no atual momento em que estamos vivendo, no qual o distanciamento social é questão de saúde pública. Nos deparamos com muitos produtores questionando:
🤔 Como gerar experiências à distância?
🤔 Como captar recursos e promover um evento online?
🤔 Numa economia colaborativa, como conquistar a confiança de um patrocinador e/ou de um fornecedor?
Entre estas e outras perguntas, procuramos responde-las incentivando o networking entre eles, compartilhando nossas percepções, publicando artigos diversos e criando experiências através das lives fechadas com temas diversos associados a uma interação durante a live e uma chamada para ação, pós live, em que cada um possa aplicar diretamente em seu próprio negócio ou evento. Assim geramos o engajamento dos membros, além de algumas indicações, e suprimos a necessidade dos profissionais de eventos que desejam uma rápida capacitação ou atualização oferecendo a eles um de nossos cursos rápidos.
Paralelamente, temos campanhas em redes sociais devidamente programadas e monitoradas, um canal no YouTube com compartilhamento de conteúdos abordados brevemente, um blog centralizando todos os conteúdos e o idealizador do projeto como ponto focal do marketing da plataforma. Adjunto a isto, estamos sempre atentos quanto aos concorrentes diretos e assimétricos, além de fazermos parcerias com diversos profissionais que compõem o cenário de eventos e que estão disponíveis a enriquecer o conhecimento dentro de nossa plataforma. Nosso marketing e nossa estratégia de negócios estão fundamentados em somar conhecimentos, compartilhar aprendizados e gerar experiências.
Estamos engatinhando ainda como modelo de negócio, mas acredito já termos bastantes ações em movimento. Todos os dias alimentamos nossas plataformas com tudo o que colecionamos durante nossa vida pessoal e profissional. Muita coisa precisa ser aprimorada, mas o que já vem sendo construído é resultado de muito amor e dedicação. E a propósito, nossa plataforma é a Eventos EAD.