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Testar rápido, errar rápido e corrigir a rota rápido!

Testar rápido, errar rápido e corrigir a rota rápido!

Analisar dados e mensurar resultados das estratégias de marketing digital é algo essencial para o sucesso de qualquer empresa. Não importa no que está investindo, se não tiver uma visão rápida para acompanhar os resultados, dificilmente saberá se está no caminho certo e se é necessário corrigir a estratégia. Na era digital vence quem é o mais rápido: Testar rápido, errar rápido e corrigir a rota rápido e tudo isso somente é possível por meio da aplicação do data-driven marketing que é o marketing orientado a dados.

Um dos benefícios do marketing digital é a possibilidade de medir resultados para tomar decisões certo? Sim, porém hoje em dia esta tarefa não está nada fácil!

Com o avanço exponencial da transformação digital, nunca se produziu tanta informação no mundo. Todos nós consumidores digitais produzimos diariamente uma gama de conjunto de dados por onde passamos, Smartphone, SmartTV, SmartWatchs, Notebooks, e em diversos outros dispositivos conectados a internet. Todos os dados que geramos estruturados ou não, geram informações importantes para as empresas e o desafio é justamente este, conseguir extrair informações relevantes em um conjunto enorme de dados, ou seja, o real valor está na capacidade de tratar, analisar e contextualizar estes dados, para desta forma, conseguir extrair as métricas e KPIs que ajudarão nas análises e geração de novos insigths.

O data-driven marketing não é completamente novo, mas está em constante mudança conforme novas tecnologias são desenvolvidas e a boa notícia é que justamente com o avanço da tecnologia está mais fácil aplicar inteligência aos processos para extrair informações dos dados, por meio de uso de ferramentas associadas aos profissionais adequados.

No mercado existem diversas plataformas e inúmeras fontes de dados disponíveis para que as agências e as empresas consigam fornecer dados para sustentar uma decisão e ter maiores resultados.

Quando os planejamentos e as ações são criadas e executadas com base em métricas e KPIs, as chances de se obter resultados é maior, diminuindo o risco de perder tempo e dinheiro em uma estratégia que não está gerando resultado.

Mas como colocar o data-driven marketing em prática?

É necessário seguir os passos do processo abaixo:

  1. Definir quais são os objetivos que se deseja atingir com determinada ação;
  2. Definir quais são as métricas e KPIs a serem monitorados;
  3. Definir e estruturar como os dados serão extraídos, processados e visualizados;
  4. Definir qual periodicidade do monitoramento: Realtime, diário, semanal?
  5. Colocar em prática a análise e tomada de decisão/correção da rota e ajustes das métricas.

Vale lembrar, que por mais sofisticados que sejam os relatórios, os dados não falam por si só, e dependem da inteligência humana para interpretar corretamente as informações, por isso contar com profissionais de marketing que tenham uma cultura datadriven também é essencial.

As estratégias de marketing digital podem ser realizadas por qualquer empresa e até podem dar resultado, mas em mundo altamente competitivo em que estamos vivendo, quem quiser se destacar, precisará fazer mais e aplicar o marketing orientado a dados é um ótimo caminho para investir,  por mais que colocar tudo isso em prática pode ser altamente complexo para se  iniciar de forma independente, contar com a ajuda de agências de marketing digital datadriven pode ser um ótimo caminho.

Marketing na Era Digital
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