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3 dicas para criar uma persona

3 dicas para criar uma persona

Os conceitos de marketing estão em constantes atualizações. Hoje estamos inseridos no universo digital, onde cada vez mais buscamos a realidade das coisas. Não deixamos mais nos levar por histórias montadas que iludem e moldam nossos hábitos de consumo.

Um ótimo exemplo disso é a necessidade da criação da persona, um personagem semifictício que serve para personalizar, cada vez mais, o perfil do nosso consumidor ideal.

E para que serve?

A persona será o centro no momento de planejar e decidir as estratégias e os conteúdos que deverão ser elaborados para sua comunicação.

Agora vou listar algumas boas práticas para criação de  personas.

  1. Observe seu cliente. Os hábitos, as reclamações, os elogios, os hábitos de consumo, todos esses detalhes nos ajudam a identificar o padrão em comum da nossa persona. Um ótimo exemplo de como identificar isso é com a realização de pesquisas com seus próprios clientes.
  2. Benchmarking. Observe o que as grandes empresas do seu segmento estão fazendo, qual perfil, entrega de conteúdo, tom de voz, abordagem. Te garanto que você conseguirá tirar vários insights. Lembre-se: procure empresas que são do mesmo segmento. 
  3. Análise dos hábitos no ambiente digital. É através das plataformas de dados que você poderá tirar essas informações. Google analytics, hubspot, existem várias no mercado que, quando configurados de forma correta, nos disponibilizam vários dados sobre comportamentos, como por exemplo interesses, dos visitantes dos nossos sites.

O processo de criação de uma persona é complexo, quanto mais "apurado" melhor! Não caia nos achismos. Elabore suas personas embasadas em dados, dessa forma você conseguirá alcançar seu público ideal!

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