Nos últimos anos, não há como falar sobre marketing em ambiente digital sem incluir a criação de conteúdo. O marketing de conteúdo tem como foco principal fortalecer a autoridade da marca em determinados assuntos e engajar o público-alvo com conteúdo relevante e interessante.
Todos temos conhecimento sobre algum assunto, e por mais que nos pareça “óbvio”, há muitos que ainda não possuem o mesmo conhecimento e é aí que o marketing de conteúdo se encaixa, pois seus clientes (ou possíveis clientes) não sabem de tudo e tendem a confiar em você como fonte de aprendizado confiável a partir do momento em que você compartilha conteúdo útil.
Você pode aplicar o marketing de conteúdo em praticamente tudo o que for produzir, por exemplo:
Criar um blog específico para sua empresa, porém com o objetivo de compartilhar conteúdo relevante e não somente vender.
Criar materiais para download, como modelos de documentos em word, e-books com conteúdos exclusivos que não estão no seu blog, check-list para alguma atividade, entre outros.
Fazer vídeos com conteúdo explicativo e com dicas da sua área.
Incluir conteúdo relevante em suas publicações nas redes sociais, como nas imagens, publicações de carrosséis e também nas legendas.
Enviar bons conteúdos via e-mail marketing, nutrindo seus leads com informações relevantes, aumentando as chances de abertura de seus e-mails e fortalecendo o relacionamento com clientes e também com possíveis novos clientes.
Para uma boa estratégia de marketing de conteúdo, é preciso mapear a persona para quem você irá escrever, utilizar o mapa da empatia para entender suas dores e sua realidade, e assim, construir conteúdos que estejam no tom ideal para chamar a atenção e ser útil ao seu público.
Os conteúdos que você irá produzir podem conter dicas para solucionar problemas que incluem os pontos nos quais o seu produto ou serviço auxiliam na solução. Ou seja, não é necessário publicar conteúdos vendedores, mas é possível direcionar um problema ou uma dor da persona para aquilo que você pode ajudar a resolver.
O marketing de conteúdo vai muito além de vender seu produto ou serviço em um post, um texto, um vídeo ou em um e-mail. É preciso ter foco para produzir conteúdo relevante, que gera valor para sua audiência e que esteja alinhado à persona, aos seus objetivos e também às suas estratégias, tornando possível conquistar a tão almejada autoridade.