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Tático x Plano: qual pode prejudicar mais o seu projeto?

Tático x Plano: qual pode prejudicar mais o seu projeto?
Nathália Barbosa
out. 31 - 4 min de leitura
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Vim falar sobre algo que muitos de nós já negligenciamos em algum momento, infelizmente é normal. Mas vamos ver ou lembrar que criar uma metodologia te faz economizar em custos desnecessários!

Metodologia de quê?

Um método de planejamento! Isso mesmo. O famoso Plano de Marketing.

Você sim, gasta mais tempo para pensar o planejamento, cerca de 2 a 3 meses em média! Mas, valerá a pena em termos de assertividade nos resultados.

Quanto mais profundo você for em análise de dados e insights, menos risco você tem na parte estratégica. Foi o Rafael Kiso que disse isso na aula.

É impressionante o tanto que a estratégia se revela, quando a gente faz um bom plano de marketing. Depois que você vê isso na prática, não conseguirá mais jogar direto no tático e pular essa importante etapa!

Tiro no escuro ou vários tiros? Nenhum dos dois

Não dê mais tiro no escuro - isso é para profissionais amadores do marketing, e sabemos que tem muitos no mercado, já até falei sobre isso aqui!

Achei muito boa aquela frase do Einstein, que a Martha também trouxe para a aula de Plano de Marketing:

“Se eu tivesse 1 hora para cortar uma árvore, eu passaria 45 minutos afiando o machado.”

Lancei a polêmica provocativa

E aproveitando para lançar uma leve polêmica. Me arrisco a dizer (por experiência própria, inclusive) que com o boom de estratégias de lançamentos de infoprodutos - após o que vou chamar aqui de “revolução Erico Rocha”, a desvalorização do plano de marketing tradicional ainda ficou mais evidente.

Entenda, aqui quero só trazer essa provocação para nos lembrarmos de desenvolver melhor nossas estratégias e campanhas. O que acontece na minha opinião é o perigo de pegar atalhos.

Quando a gente trabalha com estratégias de lançamento, por exemplo, é comum ir direto para o tático e ir fazendo validações no caminho. Como trocar o pneu com o carro andando.

Repito que falo isso com propriedade, porque já cometi esse erro. Quantas vezes eu subestimei o planejamento, coloquei prazos apertados para as análises de público, cenários e concorrentes, por exemplo. E eu só conseguia ver as falhas do projeto de lançamento no debriefing!

Se você caiu no buraco, saiba o que fazer

O bom de cair em um buraco uma vez, é saber não repetir o erro! Certo?

Então depois dessa reflexão, te chamo para voltar a pensar sobre o que você vai fazer. Estratégia sem plano, não é uma ideia estratégica!

Um bom diagnóstico, tempo de qualidade para seguir para as análises (do ambiente, do mercado, dos clientes, concorrência, do seu produto/serviço), desenvolver a SWOT, e traçar objetivos e metas claras.

Objetivos são amplos e metas tem que ser smart: quantificável em valor e tempo! Específica, mensurável e atingível. 

Fica mais fácil de fazer, depois que a gente deixa de lado o intuitivo né?! Isso é atingir maturidade profissional no Marketing e desenvolver não só projetos, mas cases.

Concorda? 

Aí, concluído o plano, é partir para a execução, né?! Que também é outro processo… Afinal, “nenhuma estratégia resiste a uma execução ruim”, como diz a Martha. A estratégia pode ser mais linda, com um plano lindo, mas não esqueça de detalhar as etapas de cada item de ação. E não subestime os prazos do cronograma (oh, como eu já errei nisso…)!!!

“Estratégico direcionando o tático, que tem vida própria.”

Martha Gabriel na aula de Plano de Marketing

Mas a implementação do plano é papo para outra hora, em outro artigo.



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