[ editar artigo]

Os 3 principais processos de retorno para pesquisas do Google

Os 3 principais processos de retorno para pesquisas do Google

Saiba como melhor posicionar seu site nas primeiras páginas do Google. Por que sua marca deve se preocupar com isso? A Resultados Digitais explica:

A otimização de sites para mecanismos de buscas é feita para alcançar o usuário entregando a resposta que ele procura com o formato ideal, oferecendo a melhor experiência possível no ambiente da marca e seguindo as diretrizes dos buscadores.

Desta forma, você terá seu site melhor posicionado e proporcionará uma experiência eficaz aos internautas.

O Google, principal buscador da internet, define 3 principais processos de retorno para pesquisas, são eles: rastreamento, indexação e exibição de resultados.

Rastreamento

Esse passo é realizado pelos Googlebot, robôs do Google. Eles são responsáveis por identificar as páginas para enviar ao índice do buscador. Esse critério é baseado pelo algoritmo do mecanismo de busca, que tem o papel de definir quais serão as prioridades e frequências de indexação das páginas.

Indexação

Após a etapa de rastreamento, o Googlebot processa cada uma das páginas rastreadas para incluí-las no seu índice, por meio da indexação. 

Informações como: conteúdo de página, data da publicação, localidade, título, descrição e dados estruturados são inerentes a esse processo.

Exibição de resultados

Todas as etapas da indexação levam ao resultado. Desta forma, quando uma pesquisa é realizada, o índice é consultado e todo conteúdo relevante é exposto. Para isso, o Google analisa mais de 200 fatores de ranqueamento.

O processo de busca também é facilitado pelo preenchimento automático do Google, que completa nossas perguntas, contribuindo para dar início a busca, e, o melhor, corrige os erros.

 

Não o bastante em ter o alinhamento desses três processos, é importante acompanhar as atualizações e entender o funcionamento do algoritmo do buscador. Desta forma, você ficará a par de tudo que está acontecendo para o aprimoramento dos seus resultados e entenderá melhor o mecanismo de funcionamento da ferramenta de pesquisa.

Para começar o processo de otimização do site de forma básica, o próprio Google lançou o Guia de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para iniciantes, vale a pena conferir!

 


Referência: https://resultadosdigitais.com.br/especiais/o-que-e-seo/#topic3

Marketing na Era Digital
Jainara de Jesus Viana Silva
Jainara de Jesus Viana Silva Seguir

Publicitária, especialista em Gestão de Marketing. Atualmente, trabalho com consultoria em marketing digital, gestão de redes sociais e direção de arte na MKT Consultoria & Design.

Ler conteúdo completo
Indicados para você