Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Se não tem no Google, não existe!

Se não tem no Google, não existe!
Andréa de Souza
ago. 16 - 3 min de leitura
000

Estar no Google hoje significa existir. Estar bem posicionado no Google significa ser encontrado. 

Quem imaginaria, há 30 anos, que as Barsas, tão caras e inacessíveis para tanta gente, seriam praticamente artigos de museu em tão pouco tempo? E que ir até as bibliotecas fazer um trabalho escolar seria literalmente, coisa do passado? A geração Z já nasceu com acesso à internet e com todas as facilidades que vieram com seu avanço, como o Google e o Youtube, por exemplo. Uma criança, hoje em dia, mal aprende a falar e já aprende a pedir para ver vídeos no Youtube, aliás, antes de falar ela entende que daquela tela sai o entretenimento de que ela tanto gosta. Já são comercializados no mercado, tablets para crianças de 6 meses! Em apenas um dia são feitas cerca de 8,5 bilhões de pesquisas apenas no Google!

As grandes empresas já estão desenvolvendo essa tarefa há bastante tempo, mas os pequenos negócios ainda não, ou por falta de conhecimento ou por não acreditarem ainda no potencial da internet. Mas a pandemia veio para acelerar a entrada de muitas pequenas empresas para o mundo online, que agora estão tendo que competir espaço com empresas bem estruturadas e que já se preocupavam em estar no Google e ter um bom rankeamento online. 

Claro que existem outros buscadores, mas o Google é de longe o mais importante deles e seus números não mentem: o Google se tornou o site mais visitado do mundo, tendo sido acessado 89,3 bilhões de vezes em dezembro de 2021; em janeiro de 2022 o Google possuía aproximadamente 92% de participação do mercado; mais de um bilhão de perguntas foram feitas no Google Lens; 84% das pessoas usam o Google mais de 3 vezes por dia; 46% das pesquisas de produtos começam no Google, perdendo apenas para a Amazon (é nele que pesquisamos reputação da empresa, do produto, vemos as avaliações, encontramos reviews etc); 90% das pessoas costumam clicar no primeiro conjunto de resultados que encontram (primeira página sempre!); a pesquisa orgânica produziu 23% de todas as visitas ao site. 

Portanto, não basta uma empresa existir fisicamente nos dias atuais, ela precisa estar no Google. Hoje não se precisa de endereço físico, precisamos de endereço eletrônico, precisamos de referência de pessoas que já compraram nossos produtos, já usaram nossos serviços, precisamos de avaliação positiva dos clientes, de indicação para amigos e compartilhamento nas redes sociais. Precisamos estar na primeira página do Google cheios de estrelinhas e excelentes feedbacks, assim passamos a existir.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você