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5 Dicas Infalíveis Para Utilizar Automação de Marketing de Forma Inteligente

5 Dicas Infalíveis Para Utilizar Automação de Marketing de Forma Inteligente
Cristina Simão Gomes de Oliveira
jan. 5 - 4 min de leitura
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Nós, profissionais de marketing, precisamos ter em mente que automação de marketing vai muito além do que qualquer ação realizada automaticamente, como por exemplo seguir de volta, agendar publicações nas redes sociais, utilizar chatbot's ou ainda programar disparos de e-mails.

Uma automação de marketing eficiente pode possibilitar o aumento das vendas e da receita, diminuir custos de aquisição e ainda melhorar a retenção de clientes. Em síntese, aumenta a eficiência e a escalabilidade do marketing e, ao mesmo tempo, mantém o relacionamento personalizado com os clientes.

Mas como utilizar essa tecnologia de maneira ainda mais assertiva? Sabemos que o consumidor está cada vez mais exigente e em busca de um vínculo mais humano e personalizado com as empresas com as quais se relaciona.

Então pare e pense: Quantas vezes você já voltou ao mesmo restaurante para almoçar, ou na mesma loja para fazer compras? Provavelmente não é apenas por causa do preço e da qualidade do serviço, certo? Muito mais do que simplesmente ter apego ao que está sendo vendido ali, você é fã de todo o contexto: da experiência de compra, do atendimento, do produto ou serviço e do pós-venda.

Somos consumidores ávidos por um atendimento de excelência e, como tais, gostamos de ser bem tratados, chamados pelo nome ou até mesmo pelo apelido, além de ter os nossos desejos atendidos. No ambiente digital esse comportamento não muda, e como empresas, podemos falar de um para um (one to one) para fidelizar cada vez mais nossos clientes. Dar aquele toque especial que todo mundo deseja receber, lembrar dos seus gostos e das suas preferências. Em troca, ganhamos assertividade, aproximação, redução de custos e o aumento das vendas, resultados estes, que merecem luzes de holofotes.

A adoção da automação de marketing pelas empresas tem sido cada vez mais expressiva, pois elas almejam ganhar tempo e eficiência em suas operações para se tornarem mais competitivas.

Segundo a pesquisa Marketing Tools Latam 2019, 68,9% das empresas entrevistadas na América Latina usam alguma ferramenta de Automação de Marketing.

Entretanto, existem maneiras e maneiras de se criar uma boa estratégia de automação. Por esse motivo, deixo aqui 5 dicas matadoras para tornar a sua estratégia de automação mais humana, inteligente e personalizada:

1. Evite remetentes genéricos

Seu cliente não gosta de falar com um robô, aliás, ninguém gosta. Mas sim, com uma pessoa real e tangível. Desse modo, evite utilizar remetentes genéricos como contato@, comercial@, atendimento@, etc. Essa prática também pode ser confundida com SPAM.

2. Um toque de humor é sempre bem vindo :)

Primeiramente defina o 'tom' da sua comunicação antes de começar sua estratégia de automação. O humor cria uma conexão emocional com o cliente, por isso, de vez em quando, inclua elementos engraçados, emojis em suas campanhas. Além de entreter seus leitores, o humor pode aumentar os níveis de engajamento.

3. Não tenha receio de fazer perguntas

Faça perguntas nas suas campanhas de e-mail. Perguntas colocam um elemento humano atrás das mensagens, facilitando o engajamento com sua audiência.

4. Nunca dificulte a saída dos seus assinantes

Lembre-se sempre de colocar o link do unsubscribe ou descadastro de forma visível e acessível. Dê preferência ao link no topo do seu e-mail, pois ao fazer isso você ganha a confiança do seu cliente e evita uma má reputação, que pode ocasionar em spam.

5. Use storytelling

As pessoas gostam de ouvir histórias, portanto, crie histórias personalizadas com início, meio e fim. Pense em enredos que solucionem os problemas e as dores dos seus clientes. E não esqueça de incluir um ‘presente’ para o seu leitor para que ao final ele tome uma ação (use CTA's). Como por exemplo baixar um e-book ou outro material que atenda a sua necessidade.


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