[ editar artigo]

5 motivos pelos quais 80% das pessoas falham em ganhar dinheiro na internet

5 motivos pelos quais 80% das pessoas falham em ganhar dinheiro na internet

É fato que ganhar dinheiro na internet é o desejo de milhares de pessoas. Como eu sei disso? Atualmente esse termo “como ganhar dinheiro na internet” possui uma média de 10 a 100 mil buscas por mês no Google. Essa informação eu extrai diretamente da ferramenta de pesquisas de palavras chave do próprio Google, mais conhecido como “Planejador de palavras chaves”, esse planejador faz parte do Google Ads e é bastante utilizado para realizar anúncios pagos na internet com intuito de alcançar e oferecer algo ao consumidor.

Quando falamos de consumidor é importante que você entenda dois conceitos essenciais

Primeiro: Na internet tudo gira em torno de produtos ou serviços, ou seja, alguém ou alguma empresa sempre estará oferecendo algo que esteja relacionado a isso.

Segundo: Se você ou sua empresa irá oferecer algo na internet, seja produtos ou serviços, é extremamente importante saber que qualquer negócio online existe para servir o consumidor a fim de satisfazer seus desejos e necessidades.

E porque 80% das pessoas falham ao tentar ganhar dinheiro na internet?

Bom, vamos entender então quais são esses 5 motivos:

#1 – Não entender qual é o seu propósito

Antes de criar qualquer negócio, seja ele online ou físico, é importante entender qual é o seu propósito. O propósito é algo maior, é aquilo que vai conectar você com o seu cliente, é a causa que você vai abraçar, é aquilo no qual seu coração bate mais forte, é o que vai te dar motivação para acordar todos os dias e levantar da cama com o nível de adrenalina lá em cima, é aquilo que você tem paixão e não vai se importar trabalhar 8h ou 16h sem parar, ou até mesmo virar noites.

Vamos ver alguns propósitos abaixo para que você se inspire!

Apple: “Mudar o mundo e a forma como as pessoas se comunicam”

Itaú: “Estimular o poder de transformação das pessoas”

Havaianas: “Levar a alegria de viver do brasileiro”

Disney: “Fazer as pessoas felizes”

Com certeza os próximos passos ficarão muito mais fáceis de mapear após a definição do seu propósito.

#2 - Não entender quem é o seu consumidor

Esse é um dos principais motivos pelo qual as pessoas não conseguem prosperar em seus negócios. Gostaria de compartilhar com você uma definição do que é marketing escrito pelo considerado pai do marketing, Philip Kotler.

“Marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca”

Mas porque estou falando de marketing? O que isso tem haver no entendimento de quem é o seu consumidor?

Tem tudo haver, marketing é um dos pilares para você ter sucesso em qualquer negócio, seja ele físico ou na internet, é utilizando conceitos essenciais de marketing que você vai conseguir entender quais são as necessidades, desejos e demandas do seu consumidor, ou seja, vai entender de fato quem é o seu consumidor.

Somente após identificar o seu consumidor você conseguirá alcançá-lo e oferecer algo com base no que ele realmente deseja, é nesse momento que ocorre a troca.

#3 – Não entender sobre o produto ou serviço que você está oferecendo e quem são seus concorrentes

Depois que você entendeu qual é o seu propósito e sabe para quem comunicar, é hora de trabalhar no entendimento do seu produto. Agora que você entende as necessidades e desejos do seu consumidor, veja alguns pontos que você precisa levar em conta na hora de oferecer um produto ou serviço:

  • Entender qual produto/serviço você vai oferecer, não esqueça que deve ser sempre baseado nas necessidades e desejos do seu consumidor.
  • Dominar tudo sobre o produto/serviço, isso será crucial no momento de fechar a venda, pois os consumidores possuem objeções e, quanto mais souber sobre o que esta ofertando maiores as chances do consumidor comprar.
  • Oferecer algo de qualidade, se o cliente perceber uma baixa qualidade ele não comprará, agora se ele perceber muita qualidade mais fácil ocorrerá o processo de venda.    

Além de entender sobre o seu produto/serviço é extremamente importante saber também, quem são os seus concorrentes? O que eles estão fazendo? Quais produtos ou serviços eles oferecem? Quais são os preços praticados por eles para a mesma coisa que você oferece? Qual é o seu diferencial com relação aos seus concorrentes?

Entenda uma coisa, se você compete no mesmo mercado que o seu concorrente oferecendo o mesmo produto/serviço é crucial que, no mínimo ofereça a mesma coisa que ele e ainda ofereça algo a mais. Esse algo a mais poderá ser o seu diferencial na hora do cliente decidir entre você ou o seu concorrente.

#4 – Não entender a diferença entre preço x valor

Existe uma grande diferença entre preço e valor que você precisa saber.

Preço: está relacionado ao dinheiro, é o quanto o cliente de fato irá pagar pelo seu produto ou serviço.

Valor: é aquilo que o seu cliente enxerga com relação ao seu produto ou serviço, se traduz ao benefício que ele terá ao comprá-lo.

Esses dois estão diretamente ligados um com o outro, ou seja, se o seu produto tem um preço muito alto e o cliente não enxergar valor, não enxergar que terá uma transformação na altura do preço do produto ele não comprará, agora se, trouxer um benefício muito grande ele certamente pagará o preço que for para ter o produto. Pense nisso quando for precificar o seu produto ou serviço.

#5 - Não entender quais canais utilizar para oferecer seu produto ou serviço e quais conteúdos criar

Dois assuntos que sempre geram dúvidas nas pessoas são referentes as plataformas e tecnologias que devem usar para oferecer o produto/serviço e que tipo de conteúdo postar, e por não saberem, acabam querendo abraçar o mundo e sair usando tudo que os outros estão usando ou o que está na modinha. Entenda de uma vez por todas, você deve estar onde o seu cliente está, talvez ele esteja no Instagram, Facebook, Youtube, Blogs e etc.

E como descobrir onde ele está? Para isso, é importante que você entenda de fato quem é o seu consumidor, além disso, você precisa entender como as plataformas funcionam, quais são os objetivos dela, porque e para qual finalidade as pessoas a utilizam.

Outro ponto muito importante é com relação ao conteúdo que você irá postar, muitas pessoas não sabem o que postar porque simplesmente não entendem para quem elas devem comunicar, ai entra novamente o entendimento de quem é o seu consumidor, entender quais são as dores dele, entender quais são as necessidades e desejos, como ele se comporta e etc. Tendo clareza nesses pontos com certeza não faltará conteúdos para postar e você conseguirá se conectar com ele facilmente.

#Conclusão

Bom, existem outras variáveis que você deve levar em consideração, aqui eu coloquei algumas que eu considero extremamente importantes, espero que te ajude.

Compartilhe esse artigo e vamos ajudar outras pessoas, eu acredito muito na colaboração, somente assim vamos construir um mundo onde as pessoas consigam viver de negócios na internet e tenham mais liberdade de tempo, liberdade geográfica, liberdade financeira e muito mais.

Grande abraço!

Marketing na Era Digital
Nelson Rodrigues
Nelson Rodrigues Seguir

Nelson Rodrigues é graduado e possui ampla experiência em tecnologia, nos últimos 5 anos vem se especializando em marketing e em negócios digitais com o propósito de ajudar pessoas a empreenderem no mercado digital e conquistarem liberdades.

Ler conteúdo completo
Indicados para você