Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A cultura data driven

A cultura data driven
Jackeline Menezzes
mar. 29 - 3 min de leitura
000

As empresas que possuem uma cultura data driven organizam todos os seus processos, estratégias e métricas a partir dos dados. Uma gestão por indicadores ou seja a gestão data driven.

O termo data driven pode ser traduzido para “orientado a dados” e tem origem no conceito de ciência de dados.

Estamos falando de um universo de dados digitais, que podem ser coletados, combinados e interpretados para gerar informações valiosas.

É necessário promover um novo mindset dentro da empresa até mesmo dentro de você, não basta adquirir os melhores softwares de automação e trabalhar com as últimas tendências em Business Intelligence, se não houver essa mudança mental.

É necessário ter processos padronizados, capacitar pessoas para usar os dados, esse profissional tem que ser capaz de interpretar as informações, no planejamento, execução e controle, para que esse modelo de gestão seja implementado com sucesso.

Alguns pontos chaves que devem ser considerados:

  1. Obter dados da concorrência,
  2. Dados de ferramentas digitais de Analytics (Ex.: Google Analytics),
  3. Dados de mídias sociais (Ex.: Instagram Insights, facebook),
  4. Dados de consumidores (Ex.: CRM)
  5. Dados do mercado em geral.


6. Ferramenta utilizada para processar e tratar esses dados, que deve contar com funcionalidades de automação, machine learning e inteligência artificial para gerar relatórios adaptados aos objetivos do marketing.

 


O impacto dessas tecnologias no marketing:

Por meio dos dados, é possível conhecer profundamente o consumidor, suas necessidades e dores, aprimorando cada vez mais as soluções oferecidas e as ações de promoção e divulgação, é muito mais fácil segmentar os públicos e selecionar os melhores canais e estratégias para cada grupo, criar conteúdo relevante para o público, mensagem direcionadas a ele, ter uma personalização sofisticada.

Possibilidade de conduzir testes A/B: é muito simples realizar testes A/B modificando qualquer variável, provando qual estratégia funciona melhor por meio dos dados.

O conhecimento é a chave para criar uma experiência do consumidor memorável, sob medida para cada público.

  • Desenvolver métricas (KPIs) para analisar a gestão de dados,
  • Criar soluções focadas na inovação, pesquisa e desenvolvimento a partir dos dados,
  • Incorporar tendências em tecnologia e inteligência de dados,
  • Definir padrões de política de dados.

Quanto mais dados o marketing tiver sobre o consumidor, mais avançada será a personalização dos conteúdos, ações e campanhas, garantindo a aceleração de resultados - marketing data driven.

Muito em breve, a orientação a dados será uma questão de sobrevivência, pois as empresas vão competir com base na informação.

Estamos preparados para essa realidade?


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você