[ editar artigo]

A cultura data driven

A cultura data driven

As empresas que possuem uma cultura data driven organizam todos os seus processos, estratégias e métricas a partir dos dados. Uma gestão por indicadores ou seja a gestão data driven.

O termo data driven pode ser traduzido para “orientado a dados” e tem origem no conceito de ciência de dados.

Estamos falando de um universo de dados digitais, que podem ser coletados, combinados e interpretados para gerar informações valiosas.

É necessário promover um novo mindset dentro da empresa até mesmo dentro de você, não basta adquirir os melhores softwares de automação e trabalhar com as últimas tendências em Business Intelligence, se não houver essa mudança mental.

É necessário ter processos padronizados, capacitar pessoas para usar os dados, esse profissional tem que ser capaz de interpretar as informações, no planejamento, execução e controle, para que esse modelo de gestão seja implementado com sucesso.

Alguns pontos chaves que devem ser considerados:

  1. Obter dados da concorrência,
  2. Dados de ferramentas digitais de Analytics (Ex.: Google Analytics),
  3. Dados de mídias sociais (Ex.: Instagram Insights, facebook),
  4. Dados de consumidores (Ex.: CRM)
  5. Dados do mercado em geral.


6. Ferramenta utilizada para processar e tratar esses dados, que deve contar com funcionalidades de automação, machine learning e inteligência artificial para gerar relatórios adaptados aos objetivos do marketing.

 


O impacto dessas tecnologias no marketing:

Por meio dos dados, é possível conhecer profundamente o consumidor, suas necessidades e dores, aprimorando cada vez mais as soluções oferecidas e as ações de promoção e divulgação, é muito mais fácil segmentar os públicos e selecionar os melhores canais e estratégias para cada grupo, criar conteúdo relevante para o público, mensagem direcionadas a ele, ter uma personalização sofisticada.

Possibilidade de conduzir testes A/B: é muito simples realizar testes A/B modificando qualquer variável, provando qual estratégia funciona melhor por meio dos dados.

O conhecimento é a chave para criar uma experiência do consumidor memorável, sob medida para cada público.

  • Desenvolver métricas (KPIs) para analisar a gestão de dados,
  • Criar soluções focadas na inovação, pesquisa e desenvolvimento a partir dos dados,
  • Incorporar tendências em tecnologia e inteligência de dados,
  • Definir padrões de política de dados.

Quanto mais dados o marketing tiver sobre o consumidor, mais avançada será a personalização dos conteúdos, ações e campanhas, garantindo a aceleração de resultados - marketing data driven.

Muito em breve, a orientação a dados será uma questão de sobrevivência, pois as empresas vão competir com base na informação.

Estamos preparados para essa realidade?

Marketing na Era Digital
Jackeline Menezzes
Jackeline Menezzes Seguir

Ensino pessoas sobre pensamento consciente, autoconhecimento, psicologia de sucesso e marketing no digital.

Ler conteúdo completo
Indicados para você