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A importância da prova social para o sucesso do e-commerce.

A importância da prova social para o sucesso do e-commerce.

Desde o início da pandemia pratico Yoga on-line com um grupo de mulheres. Duas coisas que jamais havia imaginado fazer na minha vida: “Yoga” e, ainda por cima, “on-line”. As aulas são semanais, e uma vez por mês nos reunimos para conversar sobre algum tema que pode nos ajudar nos desafios diários do universo feminino. Nos próximos encontros, decidimos ler e discutir sobre os contos do livro “Mulheres que correm com os lobos”, de Clarissa Pinkola Estés.

Cada uma por conta começou a pesquisar a compra do livro pela internet.

Foi quando uma amiga nos contou sobre a compra que fez em um grande canal de Market Place. - “Comprei o livro pelo App enquanto esperava minha filha na aula de natação. Quando estava a caminho de casa, recebi a mensagem de que o meu produto já havia sido entregue. E quando cheguei em casa, o livro realmente estava lá. Fiquei impressionada”. - Gente, uma prova social gigantesca para o canal, concordam? Eu, que estava vendo pra comprar o livro em outro lugar, corri pra lá também!

E qual é a chance de a minha amiga voltar a comprar com eles? Enorme! Voltamos aqui mais uma vez a falar da importância da Jornada do Cliente, da satisfação com a compra, principalmente da experiência positiva naquele meio: forma de compra simples mesmo pelo celular e com internet móvel, (super) agilidade na entrega e qualidade do produto.

Embora goste de comprar pela Internet, não é uma prática comum em minha vida. Gosto de sair pra “ver” mesmo e tocar o produto, conversar com gente, trocar ideias. Mas já comprei muito on-line, e sei que a tendência é aumentar esse volume. Ainda sou muito desconfiada, e faço todo o percurso que o Bruno Oliveira citou e que as empresas devem investir para aumentar a confiança do cliente. Leio os comentários, entro no Reclame Aqui, e só finalizo mesmo a compra depois de ter certeza absoluta na idoneidade da empresa. Mesmo quando ela está em um famoso canal de Mkt Place.

Já abandonei centenas de carrinhos por aí. Nem todos vieram atrás de mim pra tentar me convencer a voltar. E hoje entendo a importância de não desistir do cliente. De ter um e-commerce bem estruturado, validado e integrado.

Com a aula do Bruno, percebi que é uma mudança no comportamento não apenas de quem compra, mas no de quem quer vender também. Foi a minha primeira aula sobre o assunto, já havia pensado em investir em vendas pela internet, e percebi que estava pensando como se fosse começar um negócio físico. Tudo errado. Pelo visto o mesmo erro de muitos empreendedores deste meio.

 

Marketing na Era Digital
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