O ambiente digital permite que praticamente tudo seja mensurado por meio do desempenho das ações dentro das estratégias digitais. Muito dos aprendizados de mensuração do marketing digital pode ser levado ao racional acompanhamento de dados das ações on e offline integradas. Só conseguimos avaliar as estratégias e os seus esforços, se acompanharmos as métricas e Kpis definidos nos planos.
Existe diferença entre métrica e KPI, a primeira é um número que conseguimos identificar e interpretar, por exemplo, alcance, frequência, cliques, downloads, entre outros. Enquanto o indicador chave de desempenho (KPI) retrata informações quantificáveis que ajudam a medir o sucesso.
Os Kpis são valores que conseguimos avaliar se o negócio está indo na rota correta, podendo comparar com o valor médio do mercado. Demonstram se as expectativas estão atendidas e se está gerando um impacto positivo no negócio. Esse valor geralmente está ligado ao cruzamento de uma ou duas métricas por um período determinado. É importante ter uma sistemática de análise do indicador, porque se não estiver com bom desempenho, será preciso tomar decisões para torná-lo mais eficiente.
Em diversos setores existem parâmetros para utilizarmos com benchmarking para os indicadores de sucesso selecionados para acompanhamento. Na escolha do que medir, é necessário identificar os fatores que irão impactar nas metas e objetivos da empresa. Pensar de forma separada os Kpis monitorados dentro do canal da ação e os Kpis relacionados as metas gerais da empresa.
Dentro da jornada do cliente para cada estágio tem um objetivo a ser alcançado, métricas e Kpis a serem monitorados. Por exemplo, na etapa awareness, o objetivo é aumentar awareness da marca, dessa forma teremos as métricas de alcance e frequência e os Kpis de CPM (custo por mil pessoas alcançadas) e Brand Lift (lembrança de marca).
Em cada etapa da jornada deve-se pensar no racional de objetivo, métricas e Kpis porque nem todas as etapas possuem indicadores semelhantes, por isso a importância do detalhamento.
Para monitorar dados, existem ferramentas de automação de marketing que ajuda na leitura e acompanhamento concentrados em uma plataforma. Por exemplo, o Google Analytics, um serviço gratuito de coleta de dados e monitoramento do Marketing Digital gratuito do Google. Em cada estratégia, possui uma ferramenta adequada, no entanto, algumas ajudam a olhar tudo em uma interface com as plataformas de BI ou DMP (Data Management Platform) como Google Data Studio, Power Bi e Supermetrics.