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Análise SWOT: ela pode salvar a sua empresa

Análise SWOT: ela pode salvar a sua empresa
Adlla Vitória Fernandes da Silva
out. 4 - 3 min de leitura
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Pensei bastante em como poderia falar a respeito de um dos assuntos que abordados pela professora Martha Gabriel ou pelo Rafael Kiso. Após maturar a ideia de que maneira eu poderia contribuir com informações pertinentes à comunidade, me recordo de como foi importante estudar sobre a análise de SWOT e como ela pode ser indispensável na construção da imagem e posicionamento de mercado de qualquer negócio. Portanto, falemos dessa técnica tão valiosa.

Segundo Kotler (1999) “Posicionamento é o esforço de implantar o benefício chave e a diferenciação nas mentes dos clientes.” Em consonância a isto, nos dias atuais, é muito mais complexo abrir mão dos métodos mais convencionais para empenhar-se em áreas criativas quando se diz respeito à construção da imagem que é edificada no subconsciente do consumidor sobre o seu produto ou serviço, tendo em vista que, no mercado, já existem diversos segmentos que servem de concorrência para o seu negócio e que já suprem a necessidade do cliente, pelo menos é isso o que eles querem mostrar para o público. Será que não existe uma forma de sobressair em meio a tanta competição?

Como aprendemos nas aulas dos módulos de starter do curso Marketing na Era Digital, é sobre isso que retrata o posicionamento de mercado, você não precisa criar do zero novos elementos ou soluções para compensar as necessidades e desejos dos consumidores, assim como disse o escritor austríaco Peter Drucker "Pode-se presumir que sempre haverá necessidade de algum esforço de vendas, mas o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou serviço disponível". Logo, é possível inferir que, com uma boa estratégia de marketing e relacionamento, o seu negócio pode se destacar dos demais que apenas se denominam como inovadores.

Por isso, ao refletir sobre como posicionar-se dentro de algum contexto ou segmento mercadológico, observe tanto o microambiente - o qual é possível obter um alto nível de controle através dos processos e projetos implementados internamente no seu ambiente empresarial - quanto o macroambiente de atuação que, por sua vez, domina fatores intangíveis e incontroláveis e que podem ser decisivos no desenvolvimento da sua marca, isto é, tenha ciência de todas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças possíveis para mensurar o domínio acerca dos pontos que podem girar o ponteiro da sua empresa. Dessa forma, você estará preparado para lidar com as vulnerabilidades dos ambientes externos ao empresarial, como: Ambiente econômico, político, cultural, demográfico ou tecnológico.

Assim sendo, é necessário utilizar todos os artifícios da análise de SWOT para implementar a inovação na sua empresa e compartilhando isso com o seu público através do seu produto ou serviço e a maneira como se relaciona durante o processo de venda e pós venda, demonstrando assim o seu comprometimento como organização que possui os diferenciais necessários para destacar-se da concorrência.


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