O comércio eletrônico tem crescido cada vez mais nos últimos tempos, isso se dá ao digitalização da maioria dos processos que nós humanos utilizamos. Afinal, nós produzimos conteúdos, aprendemos, nos relacionamos, então por qual motivo não deveríamos comprar também pela internet? A facilidade das compras online trouxe para nós um novo e outro patamar de compras e relação de empresa varejo com consumidor.
O e-commerce se fortaleceu ainda mais durante a pandemia, já que nós não podíamos sair de casa para fazer uma compra , poderíamos ter a facilidade de ter o que desejávamos apenas com alguns cliques, e essa realidade parece que não vai mudar. A cada dia ficamos mais exigentes com o consumo digital e com o nosso tempo. Quando entramos nas redes sociais ou no site de uma marca, queremos ver e saber se ela tem o produto que nós queremos comprar, queremos a variação de cores, os tamanhos, os modelos semelhantes, tudo pela internet sem precisar sair de casa.
A maioria dos consumidores não querem mais sair de casa para saber se em determinada loja ou em algum comércio tem o que ele precisa, ele quer saber disso e fazer a compra através da internet, podendo ir à loja apenas provar, ou nem isso.
Mas, com a popularização e facilidade de criar um e-commerce acabamos nos deparando com empresas equivocadas que não pensam na experiência do cliente, na facilidade ao entrar em contato, em atualizar o seu estoque naquela plataforma. É preciso entender e se conscientizar de que: quem se posiciona bem, quem pensa no consumidor e na sua experiência, com certeza consegue escalar o mercado digital.