[ editar artigo]

As máquinas aprenderam a conversar

As máquinas aprenderam a conversar

“Os homens aprenderam a língua do computador. Agora o computador aprende a nossa língua.” Martha Gabriel

Um dos indicadores de que a tecnologia está mais presente na nossa vida durante a pandemia é o aumento da aquisição de alto-falantes inteligentes. Em todo o mundo foram 147 milhões de dispositivos vendidos ao longo do ano de 2020, um crescimento de 70% se comparado ao ano anterior.

O uso da voz para comandar é mágico, ainda que na utilização diária se perceba que tem muito a melhorar, pois nem sempre as ações acontecem como gostaríamos. Outro ponto é a preocupação quanto à privacidade. Mesmo assim, a Alexa ou a Google Assistente representam um avanço importante na acessibilidade da internet das coisas.

As empresas precisam ficar atentas a este momento. É uma interação diferente com as máquinas. Não apenas pelos dedos, agora o comando também acontece pela fala. Por aqui ainda não popularizou, mas nos EUA é muito comum os consumidores utilizarem os smart speakers para compras.

E assim a tecnologia vai sendo incorporada à nossa rotina, não existindo diferença entre on e off line, nem na vida das pessoas, nem na vida das organizações. Devemos ter essa ideia clara quando analisamos o nosso público e quando planejamos o nosso negócio. Quando quero vender meus produtos, o raciocínio deve ser omnichannel integrando lojas físicas e e-commerces, deixando para o consumidor a decisão de onde ele prefere ser atendido, sem diferença de preço. Quando quer fazer contato, cabe às empresas oferecer vários canais para o cliente escolher por onde quer conversar.

A frase da Martha Gabriel citada no começo do texto mostra claramente que vivemos uma nova etapa. Perceber essas mudanças faz toda a diferença para se entender e entender o rumo que se deve dar para os negócios.

Imagem: Freepik

 

Marketing na Era Digital
Leandra Gomes Gonçalves
Leandra Gomes Gonçalves Seguir

Publicitária e RP, com especializações nas áreas de Psicologia e Educação. Mais de 20 anos de experiência em departamentos de Marketing, trabalhando atualmente como professora. Descobrindo na prática que Comunicação e Educação tem muito em comum.

Ler conteúdo completo
Indicados para você