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CLIENTES SATISFEITOS

CLIENTES SATISFEITOS

Vimos que marketing é a relação de troca para satisfazer um desejo e/ou necessidade.

E que toda empresa existe para servir o consumidor. Mas não adianta apenas entregar o produto/serviço em si. É preciso ir além.

A palavra agora é SATISFAÇÃO. Os consumidores estão mais exigentes do que nunca.

As informações estão acessíveis a todos, a disputa por preço também (a não ser que você seja uma empresa que ofereça produtos/serviços diferenciados); produtos similares, com qualidade esperada e equivalente – como me diferencio?

Por isso, a questão do marketing de conhecer seu público, seus gostos, desejos e necessidades, oferecendo uma experiência ao usuário, é tão importante.

Um cliente satisfeito torna-se um defensor da marca, indicando-a para outras pessoas e consequentemente, conquistando novos clientes. Consumidores satisfeitos com uma marca também são mais fiéis e gastam mais.

E quanto mais agregarmos serviços ao produto, aí iremos gerar valor. Diferenciação está no serviço e não no produto. E proporcionando EXPERIÊNCIA, aí teremos retorno financeiro.

Para eu entender como vou gerar satisfação e como vou gerar experiência, preciso conhecer meu público e conhecer meu negócio para diminuir os custos para meu público e melhorar o que eu puder, para ele.

Prometer menos do que vamos cumprir – se dermos mais, aumenta satisfação e a sensação de ganho.

MARCA

Um produto é composto dele mesmo, da marca e da embalagem.

Muitas vezes passamos por alguma loja / empresa e não nos damos conta do que aquele nome ou marca representa. Vimos que a marca precisa comunicar, ou seja, serve para identificar, diferenciar e lembrar o consumidor de sua existência.

Além disso, deve mostrar benefícios, qualidades, ser fácil de ser pronunciada, inconfundível e ser universal.

Mas pensando aqui, será que se a marca trouxer um significado maior, trazendo uma história, sentido e um porquê daquela marca ter aquele nome, também não é importante e relevante? Eu mesma, inúmeras vezes pergunto e questiono as pessoas o por quê daquela marca/nome. Sempre desperta minha curiosidade. Mas por outro lado, muitas vezes nem nos damos conta do significado de marcas que vemos e consumimos diariamente. Uma coisa é certa: as marcas tocam as pessoas de maneiras diferentes.

Conseguir despertar esse interesse pela marca, é sim, um dos caminhos para o sucesso.

AMBIENTES DE MARKETING

Toda empresa está inserida em um ambiente, que carrega forças externas ou internas de mercado (micro e macroambiente) e que afetam o negócio. É ele que faz o diagnóstico e facilita a análise para tomada de decisões na definição das estratégias de negócios da empresa.

Para podermos traçar uma estratégia de marketing é importante conhecer essas forças. E com essa análise, fica mais fácil se posicionar no mercado, entender quais são seus pontos fortes e fracos e as ameaças e oportunidades.  

Mas é importante que esse diagnóstico seja feito de tempos em tempos, pois todo o cenário pode se modificar.

Marketing na Era Digital
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