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Como divulgar uma comunidade online que está começando

Como divulgar uma comunidade online que está começando

Investir na divulgação é uma das atividades mais importantes para quem é gestor de uma comunidade. Tanto no momento do lançamento, quanto depois de ela já estar no ar há mais tempo, é a divulgação o principal caminho para o crescimento. E claro, para isso fazer sentido, é fundamental saber diferentes formas de como divulgar uma comunidade online.

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Falando assim até parece fácil, mas a verdade é que nem sempre é tão fácil assim. Ou seja, por mais que as pessoas possam descobrir na internet, é preciso que o gerente de comunidade realize algumas ações para contar para o mundo que este novo espaço de discussão e compartilhamento existe.

Essa medida pode ser feita em qualquer momento, mas é no início que ela é mais eficaz. Quanto mais gente souber da sua comunidade online, mais participantes, conteúdos e engajamento ela terá. Uma coisa puxa a outra, então vamos começar pela primeira delas: a divulgação.

Assim como qualquer estratégia de marketing, uma comunidade online também precisa ser espalhada pela internet para poder ser encontrada pelo público. Mas é a forma como você faz isso que vai ditar os primeiros passos deste projeto.

Para quem divulgar

Os primeiros participantes de uma comunidade online geralmente são pessoas conhecidas do criador dela. Amigos, colegas ou simplesmente contatos com interesses em comum que possam gostar do tema proposto e estejam dispostos a colaborar com o crescimento das discussões.

Mas sabemos que apenas esse pequeno grupo de participantes não é suficiente para sustentar uma comunidade online, ainda mais para assuntos com grande potencial para crescer e conquistar milhares de integrantes.

Por isso o caminho a ser seguido deve ser o de trabalhar pela divulgação deste novo projeto.

Mas como divulgar uma comunidade online com eficiência? Essa é uma pergunta que passa pela cabeça de praticamente todo gerente de comunidade, principalmente quando ela ainda está no estágio inicial. Existem diversos jeitos de fazer isso. Vamos ver alguns deles.

Como divulgar uma comunidade online

Dinheiro pode até ajudar na hora de falar sobre a sua comunidade, mas ele não é essencial. Existem excelentes alternativas que não exigem gastos extras e que podem ser colocadas em prática imediatamente.

Podemos afirmar sem medo de errar que o principal combustível para o crescimento de uma comunidade é a força de vontade do dono. Quanto mais você trabalhar por ela, maior ela vai ficar.

Além disso, é preciso entender que o crescimento de uma comunidade online é como uma maratona. Longas distâncias que devem ser percorridas com vontade, ânimo e em um ritmo forte durante todo o percurso. Um erro muito comum, principalmente entre iniciantes, é o de começar com tudo e acabar desanimando quando os resultados não surgem imediatamente.

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Paciência e muito trabalho são algumas das características necessárias para quem deseja ter uma comunidade. Se você possui isso, ou quer desenvolver essa habilidades, o caminho será muito positivo, e entender como divulgar uma comunidade online é parte deste processo.

Ferramentas disponíveis para a divulgação de uma comunidade online

Usar o que você já tem em mãos é uma das maneiras mais simples e poderosas para contar para todos que a sua comunidade já está no ar. Por meio das redes sociais e alguns aplicativos é possível obter um bom alcance da informação e atingir o seu público sem precisar desembolsar nenhum centavo.

Confira a seguir algumas dicas úteis para você colocar em prática na sua comunidade para convidar mais visitantes e convertê-los em participantes ativos dentro do grupo.

Grupos de WhatsApp, Facebook e Telegram

Praticamente todo mundo está em algum grupo de WhatsApp, Facebook ou Telegram. Parece quase impossível imaginarmos a nossa vida sem eles, principalmente quando falamos dos grupos do "zap".

Pois se todos estão lá, como divulgar uma comunidade online sem passar por estas plataformas? É justamente por meio delas que você pode começar a contar para seus contatos que a sua comunidade foi lançada e fazer o convite para que as pessoas façam parte e escrevam neste novo espaço.

Existem alguns jeitos de falar sobre isso em um grupo do WhatsApp, Facebook e Telegram. Tudo depende do grau de proximidade seu com os outros participantes e também do estágio de desenvolvimento que a sua comunidade online se encontra.

Para aquelas comunidades que já possuem alguns conteúdos publicados, por você ou por outros integrantes, vale a pena investir no compartilhamento de posts. Dessa forma você atrai a atenção do público para um assunto específico. 

Se a comunidade ainda estiver nos primeiros passos não tem problema. Dá para divulgar mesmo assim, apenas mudando a abordagem. Compartilhe o link da comunidade e informe que aquele espaço está aberto para a contribuição e que a produção de conteúdo é bem-vinda. 

Ah, e vale lembrar que nestes casos é sempre bom fazer uma breve apresentação da comunidade, dizendo do que se trata, quais temas serão abordados e qual o objetivo com esse novo ambiente.

Nas duas situações é possível aproveitar o momento e pedir para que as pessoas se inscrevam na comunidade, comentem, compartilhem o conteúdo e até mesmo já contribuam escrevendo uma publicação. Tudo vai depender do seu empenho e da forma como este convite será feito.

Usando o seu perfil nas redes sociais

Provavelmente você possui um perfil nas seguintes redes sociais:

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Tik Tok

  • Snapchat

Todas elas podem (e devem) ser usadas para falar sobre a sua comunidade para os seus seguidores. Estas pessoas representam um grande potencial de público e que deve ser explorado.

Usar a sua própria audiência para atrair mais participantes é uma das formas mais simples de convidar alguém a conhecer a comunidade online, principalmente pelo fato de não dar quase nenhum trabalho e ter custo zero. Ah, e se houver planejamento, é possível usar essa estratégia diversas vezes. 😉

Não se esqueça: isso não é exclusivo para os perfis pessoais. Se a sua comunidade pertence à alguma marca ou tem potencial para a criação de uma página específica, dá para usar os perfis empresariais ou organizacionais para fazer essa divulgação.

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Passamos a etapa mais básica e agora você já sabe como divulgar uma comunidade online da forma mais rápida e simples. Daqui para frente, vamos seguir para algumas alternativas de divulgação mais avançadas.

Divulgação avançada de uma comunidade online

Estes dois primeiros passos podem ser feitos por qualquer um, mesmo quem ainda não possui nenhuma experiência anterior com marketing digital. Mas como sempre há espaço para ir além, vamos falar agora sobre como divulgar uma comunidade online de forma mais avançada.

E-mail marketing

Criar uma campanha de e-mail marketing é uma das mais tradicionais formas de comunicação com o público que conhecemos no mercado. Engana-se quem pensa que isso é exclusividade para grandes empresas. Esta estratégia pode ser utilizada por quase todo mundo.

Mas, por que o quase?

Para poder colocar esse plano em prática é necessário que você possua uma boa base de e-mails, caso contrário esse esforço não irá surtir efeito. Listas de e-mail se constroem aos poucos, com esses dados coletados ao longo do tempo por meio de landing pages, cadastros e formulários. 

É exatamente isso que você está pensando: comprar listas não é um caminho válido, nem muito menos indicado para você divulgar sua comunidade online — e é por isso que é uma alternativa mais voltada para empresas. O que, obviamente, não significa que você não deve investir nisso na hora de determinar como divulgar sua comunidade online.

Contar sobre a comunidade por e-mail e enviar um link convidando para participar com certeza irá trazer novas pessoas e ajudar no desenvolvimento e crescimento do projeto. Para ter sucesso, assim como nas outras formas de divulgação, conte sobre o que se trata o projeto, as vantagens de fazer parte e como os usuários podem participar ativamente da construção deste ambiente coletivo e colaborativo.

Jornadas de e-mails costumam ser um bom formato de trabalho com este canal de divulgação, pois ao invés de mandar um e-mail solto e aleatório, você trabalha com uma sequência lógica de mensagens em que uma complementa a outra e juntas elas constroem um discurso único.

Convide pelo LinkedIn

Se você é um influenciador digital no LinkedIn, ou pelo menos possui uma participação mais ativa na rede social corporativa mais famosa do mundo, é seu dever usá-la para atrair mais membros para dentro da comunidade.

Mas atenção: essa ação só é indicada se o tema da sua comunidade for o mesmo ou parecido com a sua atuação profissional.

Caso contrário, a divulgação não irá fazer tanto sentido e você só irá perder tempo.

Use o seu site

Uma página própria na internet é um espaço valioso e que não pode ser desperdiçado, principalmente se você já possui um tráfego relevante e quando estamos falando sobre como divulgar uma comunidade online.

Para converter os visitantes do seu site em integrantes da comunidade é possível usar links para ela e o compartilhamento de conteúdos publicados pelos participantes dela. Assim, além de falar sobre a comunidade e tudo que a envolve, você também demonstra o caráter colaborativo do projeto.

Outra vantagem é que essa é uma excelente forma de aumentar a relevância da sua comunidade no Google, aumentando a chance dela ser encontrada de forma orgânica no buscador.


Saber como divulgar uma comunidade online é apenas o primeiro passo da jornada. Quem está começando deve tentar conseguir mais participantes sempre, pois são eles que vão ajudar no crescimento da comunidade e na produção de conteúdo. Alguns números são marcantes, como os primeiros 50, 100 e 1000 participantes e cada conquista deve ser celebrada

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Conseguir mais participantes é apenas uma das formas de trabalhar o desenvolvimento de uma comunidade online. Algumas delas já foram citadas aqui no Marketing de Engajamento, mas se você quiser saber mais deixe o seu comentário e diga sobre qual assunto deseja saber mais.

Marketing na Era Digital
Lorraine Dias
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Sou Relações Públicas e pesquisadora . Atuo como estrategista de comunidades e Costumer Success na Duopana. Além de ser empreendedora no Pitch Literário do qual promovo a leitura e a escrita e integrante do Global Shapers- World Economic Forum

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