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Como fazer um bom marketing turístico

Como fazer um bom marketing turístico

"Como fazer um bom marketing?" tem sido aquela pergunta do "um milhão de dólares" para muitos empreendedores e profissionais do turismo ultimamente.

Com a crise gerada pela pandemia de Covid 19, o setor de turismo e lazer foi um dos mais atingidos, tendo em vista que turismo é contato, é proximidade, é conexão. Ou seja, este setor ficou praticamente paralisado: voos, hotéis, restaurantes, passeios, atrativos, agências de viagens, entre outros, quase que completamente parados, resultando em empresários e profissionais da área ávidos por estratégias para gerar vendas.

Grande parte da cadeia produtiva do turismo no Brasil é composta por pequenos empresários e micro empreendedores, os quais ainda (infelizmente) investem pouco em marketing.

Isso acontece por fatores variados, dentre os quais estão a falta de conhecimento,  falta de recursos financeiros, falta de "braço", enfim... fato é que muitos estão aprendendo sobre marketing/marketing digital e estão, de fato, aplicando os conhecimentos adquiridos. Isso é muito legal, pois demonstra que a importância do marketing e da internet está cada vez mais sendo realmente percebida pelo setor turístico e, com a pandemia, isso tem sido priorizado.

Neste sentido, percebe-se que muito está sendo feito em nível tático e muito pouco ainda em nível estratégico.

A base estratégica do marketing tem sido engolida por algumas fórmulas infalíveis de sucesso, fazendo parecer para os "novatos" que ela não é importante. Mas importa, e muito! Especialmente em tempos de crise, onde fazer o básico bem feito pode produzir resultados muito mais assertivos e consistentes, deixando diversos concorrentes para trás.

Sendo assim, neste artigo falo um pouco sobre essa base, sobre especificamente o composto de marketing, conhecido como os 4 Ps, um conceito que possui uma aplicabilidade excepcional há mais de 60 anos.

O composto de marketing - 4 Ps

Os pilares de qualquer estratégia bem elaborada de marketing são baseados no composto 4 Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Portanto, qualquer negócio turístico, seja ele um hotel independente ou de rede, uma agência de viagens, uma agência de turismo receptivo, um restaurante ou qualquer outro negócio que compõe a cadeia produtiva, independente do tamanho, precisa ter necessariamente um bom planejamento com base nesse conceito, e dentro deste planejamento caberão as estratégias de marketing digital.

Produto

O produto refere-se ao produto em si. O QUE você vende? Qual é o serviço que você oferece? Reflita sobre as seguintes questões:

  1. Que problema o seu produto/serviço resolve?
  2. Qual produto/serviço do mesmo segmento você gosta? Por exemplo, se você trabalha em um hotel/pousada, pense em hotéis que você gosta, que você se hospedou e teve uma boa experiência.
  3. O que você não gosta em seu concorrente?
  4. Como tornar o seu produto/serviço melhor do que ele é hoje?

Preço

Refere-se ao preço pelo qual o seu produto/serviço é oferecido ao mercado. QUANTO ele custa ao cliente?⠀

Esta é uma parte mais sensível e pode ser difícil definir uma estratégia em que o preço não seja muito baixo, a ponto de inviabilizar o negócio, ou muito alto, a ponto de assustar os clientes.

Além disso, o preço também reflete no posicionamento da empresa. Então, é importante refletir sobre como você quer ser percebido pelo mercado.

Pense a respeito das questões abaixo:

  1. Qual o menor preço viável?
  2. Qual o maior preço aceitável?
  3. Qual o preço praticado pela concorrência?
  4. Quanto o seu cliente é sensível ao preço?

Praça

Trata-se de ONDE o seu produto/serviço deve ser oferecido, inclusive qual será a logística dessa distribuição.

Tente responder às seguintes perguntas:

  1. Onde o seu cliente está?
  2. Você vende diretamente ao cliente ou utiliza intermediários, como por exemplo operadores, agências de turismo e OTA's? Qual é a forma de comercialização da empresa?
  3. Quais canais de distribuição poderão ser utilizados?
  4. Quais praças os seus concorrentes definiram?

Promoção 

Refere-se a COMO o seu produto/serviço deve ser divulgado e como será a comunicação ao mercado consumidor.

Defina um conjunto de ações com base nestas questões:

  1. Quais ações são adequadas com base nos aspectos anteriores?
  2. Quais ferramentas deverão ser utilizadas?
  3. Quais mídias deverão ser utilizadas?
  4. Qual recurso financeiro disponível?

Afinal, qual é a importância do composto de marketing para uma empresa turística?

Você deve se recordar que no início do artigo mencionei que estes são os pilares de qualquer estratégia bem elaborada de marketing. Esta razão por si só já é suficiente para que você pense a respeito e adeque a sua estratégia a este conceito.

Ao estudar estes aspectos, planejar e executar ações com base nestes pilares, mais próxima de atingir os objetivos sua empresa estará.

Além disso, ao seguir essa linha, as suas ações ficam mais claras tanto para o público interno (colaboradores) quanto para o seu público externo (clientes e potenciais clientes).

Por fim, ao adequar suas estratégias ao composto de marketing terá muito mais chances de se diferenciar em relação aos seus concorrentes e se destacar junto ao seu público alvo.

Os 4 Ps são essenciais para qualquer planejamento de marketing turístico! E ele deve ser revisto e atualizado sempre que necessário.

Marketing na Era Digital
Amanda Morasco
Amanda Morasco Seguir

Consultoria em Turismo com foco em planejamento e marketing.

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