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Comunidade de marca: que valor você está oferecendo?

Comunidade de marca: que valor você está oferecendo?
Luciano Kalil
abr. 12 - 4 min de leitura
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As comunidades de marca são bem relevantes atualmente e fazem parte de uma das principais tendências do marketing na era digital. Conquistando espaço e a atenção dos participantes, esses espaços possuem diversos benefícios para os criadores e gerentes que decidem investir nessa estratégia.

LEIA MAIS - Comunidades de marca: como a sua empresa pode ter uma

Mas não é apenas deles que uma comunidade de marca é feita, pois é a presença – e participação – do público que dá vida e movimenta o projeto. E é na hora de oferecer valor aos membros que muitas comunidades acabam se destacando ou até mesmo ficando para trás.

O que é uma comunidade de marca?

Antes de entrarmos mais profundamente no tema, vamos entender o que é exatamente uma comunidade de marca. Podemos defini-las como ambientes online criados e geridos por empresas para melhorar o relacionamento com o público por meio da troca de contato, produção de conteúdo e ações de interação.

O objetivo dela não é vender ou fazer a promoção de produtos ou serviços, mas sim criar um espaço onde o público da marca se engaje com o que é proposto.

Ao contrário dos perfis das empresas nas redes sociais, todo o conteúdo é criado pelo público e não pela marca. Claro que eles envolvem assuntos próximos ao core business, mas não se trata de material publicitário criado pela companhia.

Por que ter uma comunidade de marca?

Não seria mais fácil apenas ter um site e perfis nas redes sociais? Na verdade, sim, mas o que as empresas procuram ao criar uma comunidade de marca é muito mais do que visibilidade ou curtidas.

Ter uma comunidade online traz benefícios claros no engajamento de clientes, fãs e entusiastas da marca, que passam a interagir de maneira mais profunda e atuam também na produção de posts e materiais de maneira orgânica e com uma linguagem muito mais natural.

Além disso, podemos destacar algumas outras vantagens importantes em uma comunidade de marca:

  • Contato mais próximo do público

  • Conhecimento privilegiado com informações e preferências de cada participante

  • Gerenciamento total da plataforma – o que não acontece em uma rede social

  • Feedback dos clientes

  • Lealdade de marca e retenção dos participantes

E para os participantes?

Um dos grandes desafios de uma comunidade de marca não é apenas de atrair e engajar o público, mas também oferecer um valor real aos participantes que entram ali. Se há tantos benefícios para as empresas, é preciso que também existam vantagens para os membros.

Este é um desafio que as marcas precisam superar para oferecer uma experiência que seja verdadeiramente enriquecedora para os integrantes da comunidade. Definir isso faz parte de como esse ambiente será e quais as ações futuras serão planejadas e executadas também.

Ela pode oferecer conexões com outras pessoas com os mesmos interesses, ser focada em gerar discussões valiosas sobre determinados assuntos ou seja lá o que a sua criatividade conseguir pensar. O que importa é que deve haver valor para o público também.

LEIA MAIS - Por que construir uma comunidade online?

Toda empresa cria uma comunidade com um determinado objetivo. Ao mesmo tempo que todo participante entra nela por uma razão. A combinação desses dois desejos é fundamental para determinar o sucesso do projeto e a longevidade dele.

Se você quer aumentar o interesse pela sua empresa, criar defensores de marca ou gerar leads, deve criar ações que recompensem os participantes por isso. As duas partes devem estar diretamente ligadas e ambos precisam sair ganhando nessa história toda.

Agora eu quero saber de você qual a sua opinião sobre o assunto. Diga nos comentários o que você acha que uma comunidade de marca precisa oferecer para conquistar os participantes.


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