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Comunidade: o seu círculo de influência

Comunidade: o seu círculo de influência
João Lourenço Silva Junior
jul. 11 - 3 min de leitura
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Sabe qual deve ser a sua maior preocupação em relação à produção de conteúdo?

Criar comunidade.

Isso independe do seu objetivo.

Se você quer ampliar seu networking, lançar um produto/serviço no mercado, posicionar sua marca, compartilhar uma ideia, você deveria se preocupar em criar uma comunidade em torno disso.

Essas comunidades são o que o Seth Godin chama de tribos. E comunidades - ou #tribos - são compostas por pessoas que têm uma cosmovisão em comum. Elas não somente gostam do mesmo assunto, mas elas têm uma visão igual ou muito parecida sobre ele.

O contexto (história) da tribo é parecido. E isso faz com que seu #conteúdo seja apreciado por toda a comunidade. 

As redes sociais são um excelente lugar para criar comunidades. Porém, as pessoas ignoram o conteúdo que ignora as pessoas.

Quer criar conteúdo que forma Comunidade? Então se atente a esses pontos:

  • Encare a lógica "Atrair, Engajar e Converter" do conteúdo com uma visão de "Frequência - percepção - familiaridade - confiança". Sucesso no marketing de conteúdo é sobre quantas relações você consegue criar E MANTER.
  • Foque em perfis psicográficos em vez de dados demográficos. Todo mundo tem um problema, um desejo e uma narrativa (um contexto). Quem você pretende servir?
  • Focar no alcance é um erro porquê é o mesmo que tentar falar para todo mundo. Foque em ser visto mais vezes, por um número menor de pessoas, para que entendam a sua mensagem.

Frequência é falar para pessoas interessadas várias vezes ao invés de falar apenas uma vez para várias pessoas.

Pergunta de ouro: como posso me relacionar da melhor maneira possível os seguidores/conexões que já tenho? Imagine se o seu conteúdo a partir de amanhã, só pudesse ser visto por 1.000 pessoas. A quem você escolheria mostrar?

A melhor forma de fazer marketing de conteúdo é se importando o suficiente com aqueles a quem queremos servir. Daí virão produtos, serviços, vendas, etc.

E qual é a grande vantagem de construir comunidades?

É que a "sua comunidade" é o seu círculo de influência (e esse assunto dá MUITO pano pra manga).Mas, sabe qual é o erro que eu vejo acontecer bastante?

Hoje no digital a maioria das pessoas só pensa em:

1) Fazer lista;

2) Aquecer a lista;

3) Abrir carrinho;

4) Esperar um pouco e começar uma nova lista.

E um dos erros decorrentes disso é que esquecem completamente de um monte de pessoas engajadas que acabaram de comprar algo e que teriam chance de comprar novamente se houvesse familiaridade e novos produtos para adquirir.

Lembra da história de que é mais barato vender para um cliente do que conseguir um cliente novo? Pois é..

E então, você já tá produzindo conteúdo pra ganhar permissão, gerar familiaridade e criar comunidades ou ainda tá tentando influenciar a internet toda?


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