Todo sistema, seja físico ou digital, obedece a certas Leis para se sustentar de maneira equilibrada. Isso está presente na Física, na Matemática, na Química, e no Comportamento Humano.
Desde que nascemos pertencemos a um Sistema. Entramos no primeiro de que fazemos parte, o Sistema Familiar, que para ser saudável obedece a três Leis, enunciadas por Bert Hellinger, criador das Constelações Familiares: Pertencimento, Ordem e Equilíbrio da Troca.
E o que dizem essas Leis?
Pertencimento: Todos têm o direito de pertencer. Quando excluo algo ou sou excluído do Sistema de maneira desonrosa, ele se desequilibra porque tenta equilibrar essa exclusão.
Ordem: Todos tem o seu lugar dentro do Sistema e essa Hierarquia precisa ser respeitada, pois se saímos da ordem de nosso lugar de pertencimento, o Sistema não funciona a contento.
Troca: Dar e receber em equilíbrio: “Dou apenas o que tenho e recebo apenas o que necessito”. Para o Sistema funcionar de forma saudável, as trocas precisam ser equilibradas.
Isso resumindo de forma bem simples. Quem quiser entender melhor essa teoria de Bert Hellinger pode procurar o livro “Ordens do Amor”.
E porque estou falando sobre isso aqui? Porque entendo que tudo isso faz parte da construção de uma Comunidade, inclusive no Digital. Quando comecei a me interessar pelo Marketing Digital não pensei que iria encontrar tantas correspondências, mas a partir do momento que a base do Marketing são as pessoas, então o que se aplica nesse sistema também está sujeito a essas Leis Sistêmicas.
Porque para uma Comunidade funcionar, se não respeitar esses três princípios ela não vai ter sucesso. Dentro da Comunidade todos temos o direito de Pertencer, somos iguais nesse aspecto, e precisamos respeitar o pertencimento dos outros. Mas temos o dever de obedecer a uma Ordem, as regras da Comunidade, precisamos respeitar uma Hierarquia. E para que a Comunidade funcione e cresça exponencialmente, as Trocas devem ser equilibradas, o dar e receber precisa estar em equilíbrio, ou seja, eu preciso contribuir com algo para a Comunidade e receber algo em troca por isso. No caso das Comunidades Digitais, contribuímos com conteúdo e recebemos visibilidade e reconhecimento. Desta maneira o Sistema pode crescer e evoluir.
E isso é um aprendizado para a vida. Se aplicamos isso em todos os níveis, seja familiar, social, profissional ou digital, a evolução pessoal e do sistema é a consequência natural. Então, qual é o seu lugar dentro do sistema ao qual você pertence? Você respeita a Ordem dentro desse sistema? Entende qual é a estrutura dele e se posiciona neste seu lugar de pertencimento que é só seu, respeitando o lugar do outro? E por fim, como está a sua troca dentro do sistema? Qual a sua contribuição, e o que você recebe por isso? Porque geralmente na troca é onde ocorrem os maiores conflitos, achamos que estamos recebendo pouco, e exigimos mais do que é o suficiente. Isso de ambos os lados.
Então, ao montar uma Comunidade, ou ao participar de uma, mantendo estes princípios em mente, com certeza as chances de sucesso serão muito maiores.