Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Comunidade: Ordem, Troca e Pertencimento.

Comunidade: Ordem, Troca e Pertencimento.
Mariangela Basoli
jul. 22 - 3 min de leitura
000

Todo sistema, seja físico ou digital, obedece a certas Leis para se sustentar de maneira equilibrada. Isso está presente na Física, na Matemática, na Química, e no Comportamento Humano.

Desde que nascemos pertencemos a um Sistema. Entramos no primeiro de que fazemos parte, o Sistema Familiar, que para ser saudável obedece a três Leis, enunciadas por Bert Hellinger, criador das Constelações Familiares: Pertencimento, Ordem e Equilíbrio da Troca.

E o que dizem essas Leis?

Pertencimento: Todos têm o direito de pertencer. Quando excluo algo ou sou excluído do Sistema de maneira desonrosa, ele se desequilibra porque tenta equilibrar essa exclusão.
Ordem: Todos tem o seu lugar dentro do Sistema e essa Hierarquia precisa ser respeitada, pois se saímos da ordem de nosso lugar de pertencimento, o Sistema não funciona a contento.
Troca: Dar e receber em equilíbrio: “Dou apenas o que tenho e recebo apenas o que necessito”. Para o Sistema funcionar de forma saudável, as trocas precisam ser equilibradas.
Isso resumindo de forma bem simples. Quem quiser entender melhor essa teoria de Bert Hellinger pode procurar o livro “Ordens do Amor”.

E porque estou falando sobre isso aqui? Porque entendo que tudo isso faz parte da construção de uma Comunidade, inclusive no Digital. Quando comecei a me interessar pelo Marketing Digital não pensei que iria encontrar tantas correspondências, mas a partir do momento que a base do Marketing são as pessoas, então o que se aplica nesse sistema também está sujeito a essas Leis Sistêmicas.

Porque para uma Comunidade funcionar, se não respeitar esses três princípios ela não vai ter sucesso. Dentro da Comunidade todos temos o direito de Pertencer, somos iguais nesse aspecto, e precisamos respeitar o pertencimento dos outros. Mas temos o dever de obedecer a uma Ordem, as regras da Comunidade, precisamos respeitar uma Hierarquia. E para que a Comunidade funcione e cresça exponencialmente, as Trocas devem ser equilibradas, o dar e receber precisa estar em equilíbrio, ou seja, eu preciso contribuir com algo para a Comunidade e receber algo em troca por isso. No caso das Comunidades Digitais, contribuímos com conteúdo e recebemos visibilidade e reconhecimento. Desta maneira o Sistema pode crescer e evoluir.

E isso é um aprendizado para a vida. Se aplicamos isso em todos os níveis, seja familiar, social, profissional ou digital, a evolução pessoal e do sistema é a consequência natural. Então, qual é o seu lugar dentro do sistema ao qual você pertence? Você respeita a Ordem dentro desse sistema? Entende qual é a estrutura dele e se posiciona neste seu lugar de pertencimento que é só seu, respeitando o lugar do outro? E por fim, como está a sua troca dentro do sistema? Qual a sua contribuição, e o que você recebe por isso? Porque geralmente na troca é onde ocorrem os maiores conflitos, achamos que estamos recebendo pouco, e exigimos mais do que é o suficiente. Isso de ambos os lados.

Então, ao montar uma Comunidade, ou ao participar de uma, mantendo estes princípios em mente, com certeza as chances de sucesso serão muito maiores.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você