Com o advento da tecnologia, a maneira de fazer negócios mudou.
No mundo virtual, as empresas ganharam espaço para atender os seus clientes de maneira muito rápida. A possibilidade da troca de informações que a internet proporciona cria um fator de extrema importância para o ponto de vista empresarial: o relacionamento com os clientes.
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A internet transformou as relações entre empresas e consumidores, já que ela permite uma nova maneira de consumir conteúdo, a qual não necessita de um deslocamento, basta ter acesso a um aparelho multimídia com conexão à rede.
Entretanto, como nem tudo que reluz é ouro, há também outros fatores não tão positivos a serem citados, afinal, além de toda a praticidade que a internet oferece tanto para os consumidores quanto para as marcas, ela traz também, uma cobrança de posicionamento muito significativa para as marcas que ocupam o meio digital.
Sendo assim, a comunicação deixou de se restringir a uma via de mão dupla, devido à velocidade dos compartilhamentos nos mais diferentes formatos, que propiciou um alcance exponencial das conversas. Assim, os consumidores passaram a ser suscetíveis a um grande bombardeio diário de informações, e com isso, as marcas que estão inseridas nesse contexto, consequentemente, enfrentam muitos desafios.
Atualmente, não basta apenas criar um perfil comercial nas mídias sociais, o importante mesmo é marcar presença, interagir, criar conteúdo e partilhar informações, pois, sabe-se que o consumidor está cada vez mais ativo, exigente e seletivo no momento de escolher uma determinada marca para consumir. Então, pode-se dizer quando e as marcas que se sobressaem no universo digital, são aquelas que melhor interagem com o público.
Por fim, as comunidades digitais e de marca existem para estreitar laços entre a empresa e o cliente e também entre as pessoas, proporcionando discussões entre os usuários, agindo como fórum educacional, para conectar membros com outros membros e para tornar também seus clientes defensores da sua marca.