Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Cultura Empresarial X Cultura Digital

Cultura Empresarial X Cultura Digital
Edgar Galbiatti
nov. 6 - 2 min de leitura
000

A pandemia foi um dos maiores impulsionadores para a mudança para uma cultura digital nas empresas. Com diversas variações, temos visto essa frase muitas vezes.

Essa necessidade das empresas por uma guinada em direção ao desenvolvimento de uma Cultura Digital é um dos assuntos mais comentados no meio empresarial e uma clara questão de sobrevivência.

Mas, se não existe Marketing Digital e sim Marketing no Ambiente Digital, será que temos que ter uma cultura Digital ou uma Cultura que incorpore o ambiente digital, respeitando a base existente?

Mudar a cultura de uma empresa é um processo logo e muitas vezes doloroso, que pode levar anos. Peter Drucker tem uma frase famosa que é “A cultura engole a estratégia no café da manhã”. Isso ocorre, pois, a base de uma cultura empresarial são os valores que a construíram, muitas vezes não de forma positiva.

John Kotter, professor de Harvard e um grande especialista na área, desenvolveu uma linha com Oito passos para a gestão da mudança cultural. O primeiro deles, Crie Senso de Urgência, recebeu um forte impulso por conta da pandemia, mas é apenas o primeiro passo e nem isso tornou a tarefa mais fácil.

Cultura envolve pessoas, seus valores e muito da história de cada empresa – entendê-la é o primeiro passo em direção a uma mudança. Envolve respeito com o caminho trilhado que a trouxe até os dias de hoje aqui pode estar a chave para a transformação.

Em muitos casos, alguns optam pela mudança das pessoas e não da cultura – isso realmente muda todo o contexto, mas será que a empresa continua a mesma? Ou criamos outra empresa?

A oxigenação é um passo importante sim, novas visões, histórias e metodologia trazem um novo impulso para a mudança. A compreensão da necessidade de mudar já é algo presente a cabeça das pessoas - e ela vai além de vender pelo Whatsapp. A cultura é feita de CPFs, não por CNPJ.

Nessa busca por incorporação do mundo digital em seu negócio – tenha foco nas pessoas que podem fazer essa transformação e empatia, afinal a mudança é um processo e não somente uma ‘virada de chave’.

A cultura empresarial continuará sendo um elemento fundamental na dinâmica das empresas e dos negócios, seja em qual ambiente for...

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você